Terça, 23 Abril 2024

Corrida frenética

lauriete_40anos_redesociais Redes sociais
Redes sociais

Basta uma rápida passada pelas redes sociais da deputada federal Lauriete (PSC), candidata à reeleição, para ficar impressionada com sua agenda e tour por igrejas evangélicas, intensificados desde início deste mês, que antecede a campanha eleitoral de fato, depois que ela anunciou as comemorações por seus 40 anos de carreira como cantora gospel. Lauriete, definitivamente, está em todas, o que inclui circular por diversas agremiações religiosas e municípios, muitos na mesma semana. Grandes eventos também estão na conta, como o chamado Unificados, em que ela realiza um show gratuito para muitas pessoas, e carrega junto o candidato ao governo apoiado por seu partido, Erick Musso (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa. Assim foi em Vitória, na Praça do Papa, e no município de Pinheiros, extremo norte do Estado. Uma estratégia e tanto para Erick, aliás, que tenta abocanhar o mercado de votos do ex-deputado federal Carlos Manato (PL), incluindo exatamente os evangélicos e conservadores, além dos movimentos capixabas de direita. A corrida frenética de Lauriete busca garantir sua reeleição após um período de turbulências que envolveram seu antigo partido, então PR e hoje PL, liderado pelo ex-senador Magno Malta (PL), com quem ela foi casada. A deputada conseguiu deixar a legenda por justa causa, após alegar perseguição, e retornou ao PSC, onde encontra as condições favoráveis para permanecer na cadeira, contando com a adesão do maior número possível de fiéis. Nessa pegada aí, com tanto caminho livre, não duvido...

Com mandatos
Atual detentora de mandato, Lauriete é a principal aposta do PSC este ano, e deve contar, como em 2018 – mais de R$ 2 milhões -, como uma campanha farta. Outro que detém um cargo e tentará alçar voos mais altos é o deputado estadual Renzo Vasconcelos, que deixou o PP, porque não encontrava espaço para a disputa.

Sem mandatos
No mais, o PSC vai tentar retornar ao mercado com nomes, digamos, do passado. Os ex-deputados estaduais Gildevan Fernandes e Jamir Malini, e o ex-vereador de Vitória Wanderson Marinho. Todos na mesma chapa de deputado federal.

Jogo repetido
Em 2018, Lauriete foi eleita com 51,9 mil votos, em campanha casada com Magno Malta, então seu marido. Também cantor gospel, a dinâmica era a mesma do protagonizado agora. Ele perdeu de reviravolta. Ela levou o pleito, tornando-se o único mandato de peso do antigo PR.

Jogo repetido II
Com o espaço que ocupou, Lauriete deveria comandar articulações partidárias no Estado, o que chegou a ensaiar na disputa de 2020, mas foi logo barrada por Magno, a essa altura, os dois já separados. Nas eleições deste ano, o ex-casal segue demarcando território na mesma área e com a estratégia de antes, porém, distantes um do outro.

Livrou-se
Manato, a propósito, chegou a acenar para o PSC, para possível aliança, mas não vingou. O presidente estadual da legenda, Reginaldo Almeida fechou com Erick, livrando Lauriete, no mínimo, de uma saia justa. Manato forma chapa com Magno, representantes, oficialmente, do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado.

Hofolotes
Voltando aos grandes eventos da deputada federal, no realizado em Vitória, foi quase toda cúpula do Republicanos. Na foto, Reginaldo Almeida; o prefeito Lorenzo Pazolini, principal cabo eleitoral de Erick; o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, e o próprio Erick. No fundo, o público que Lauriete consegue atrair.

Redes sociais

Autopromoção
Outras investidas recentes da deputada geraram reações no sul do Estado. No dia 31 de maio, um panfleto distribuído pela deputada em Alegre resultou numa denúncia à Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) pelo sindicalista e portuário aposentado Jorcy de Oliveira Filho, pedindo investigação sobre propaganda eleitoral antecipada.

Autopromoção II
Em duas páginas, o panfleto exalta os mandatos da deputada, com falas tipo "honrou os votos dos capixabas"; emendas destinadas ao município; inúmeros projetos de lei de sua autoria, além de listar "os verdadeiros valores cristãos" e bandeiras como a "luta contra o kit gay".

Nas redes
"Grande alegria numa noite de festa em Pinheiros/ES. O evento Unificados foi lindo e sou muito grato pelo convite. Juventude animada e com pessoas muito especiais". Erick Musso, do Republicanos, em uma das ações ao lado de Lauriete

FALE COM A COLUNA:  

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/