Sexta, 29 Março 2024

(des) Acertos finais

audifax_guerino_leonardo_Sa Leonardo Sá
Leonardo Sá

Com o correr dos prazos eleitorais, candidatos ao Palácio Anchieta começam a anunciar as datas de suas convenções, para entrarem oficialmente na disputa. O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) definiu o ato para o próximo dia 30, em Vitória, longe de seu reduto eleitoral. O convite surge em meio a polêmicas sobre alianças, com o Avante e o Pros, sem falar nos ruídos internos da própria federação com o Psol. Audifax fez costuras por cima com os dois primeiros partidos, chegou a divulgar as parcerias, mas houve reações. No Avante, vindas do diretório estadual, o que pode empaca a articulação para o Senado com o pastor Nelson Júnior. No Pros, tanto da Nacional quanto da executiva capixaba, que reiteraram apoio ao governador Renato Casagrande (PSB). Até lá, não se sabe se o redista avançará nesses campos ou se terá que acionar outros planos. Sobre o Psol, tempos atrás, no lançamento da candidatura de Audifax na Serra, a legenda passou longe. Certo, mesmo, sem impasses, está a relação com o Solidariedade, que integra a coligação. A convenção mostrará, portanto, o desfecho de todos esses nós, incluindo a vice, também indefinida. Já o ex-prefeito de Linhares (norte do Estado) Guerino Zanon (PSD), realiza o mesmo evento no dia seguinte, no Centro de Convenções de Vitória. Conseguiu atrair, por enquanto, apenas legendas nanicas, o DC e o PMB. Nenhum sinal também de vice ou do nome ao Senado. Ao limar o ex-deputado e ex-vice-governador César Colnago desse último posto, Guerino alegou que isso seria essencial para abrir as negociações com outros partidos na composição de chapa. Mas ainda não há indicativos de outros personagens de peso em torno do seu palanque. No DC e PMB, sem quadros, qual seria o projeto possível? O próprio PSD considera mais quem no cenário? Faltam 19 dias, no máximo, para os (des) acertos finais.

Guerra de apoios
A propósito, para não fugir à regra das movimentações deste ano, Audifax tem mostrado, nas redes sociais, apoios de lideranças evangélicas. A mais recente, do pastor e presidente da Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus Ministério Madureira, Marcos Menegone, a quem chamou de "amigo". Já dá até para ficar perdida com essas postagens eleitorais...

De olho!
E por falar em Colnago, ele continua circulando pelo Estado para conversas. Ao ser vetado por Guerino, o ex-tucano adotou o "mergulho", mas não parou com as movimentações. Na falta de um nome na chapa, que ainda não apareceu, ainda terá capítulo para render no PSD?

Martelos
Quem também deve anunciar sua convenção para o dia 31, como Guerino, é Casagrande. O convite oficial ainda não veio, mas o PSB já sinalizou para essa data. Tempo suficiente para afastar as últimas pendências.

Chapa
O governador, como ganhou força nos últimos dias, deve mesmo compor com o ex-senador Ricardo Ferraço na vice. No Senado, a peteca está com Rose de Freitas (MDB), que tentará a reeleição. Neste caso, sobrarão as perguntas: como será finalizada a pendenga com o PT e para onde vai o ex-secretário de Estado de Segurança, coronel Alexandre Ramalho (Podemos)?

Quero ver...
Ramalho já repetiu, algumas vezes, que só toparia encarar o Senado. Vai tirar o corpo fora ou se conformar e descer para a Câmara dos Deputados? O outro cotado do grupo, deputado federal Da Vitória (PP), deve se manter na mesma disputa este ano.

De novo
Com a proximidade da visita ao Estado do presidente Jair Bolsonaro, neste sábado (23), lideranças que transitam nessa área começam a demarcar território para levar o principal título de anfitriões. De um lado, os candidatos ao governo e Senado, Carlos Manato e Magno Malta, ambos do PL, e ainda a deputada federal Soraya Manato (PTB). Do outro, um dos vice-líderes do governo na Câmara, Evair de Melo (PP).

Paralelo
Na visita anterior, o mesmo contexto se repetiu, mas Manato e Evair resolveram fingir parceria. Agora, os dois se movimentam em campos totalmente opostos. Evair está com Guerino Zanon (PSD) na eleição ao governo, distante do palanque bolsonarista e também do apoiado pelo seu partido, de Casagrande.

Sem critérios
A Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espirito Santo e outros (Cadeeso), a mais cobiçada da área, "atira para todos os lados". Tem candidato por lá, incluindo adversários, praticamente todos os dias. O que quer, afinal, a Cadeeso?

Nas redes
"(...) Imagine-se morando em um acampamento por mais de cem dias em frente ao principal prédio público de uma cidade? Imagine você e toda sua família residindo em barracas improvisadas que resistem ao sol, à chuva e aos ventos fortes de uma capital litorânea? Consegue imaginar? Pois é, esta é a triste realidade de 34 pessoas que vivem na Ocupação Chico Prego acampados em frente à Prefeitura de Vitória (...)". Camila Valadão, vereadora de Vitória pelo Psol.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/