Segunda, 29 Abril 2024

Divisões do eleitorado

RAMALHO_ARNALDO_REDES_ALES3 Redes Sociais/Ales
Redes Sociais/Ales
A versão "100% PL e Bolsonaro" assumida pelo ex-secretário estadual de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, já nos ensaios como novo integrante da legenda, tem provocado reações nas redes sociais. Não só de, até então, possíveis eleitores, incomodados com a postura mais radical das últimas semanas e vídeos com lideranças partidárias que acumulam polêmicas, como também de figuras políticas do Estado. Uma delas Jacqueline Moraes (PSB), atual secretária estadual das Mulheres e ex-vice-governadora, portanto, antiga parceira de secretariado no Governo Casagrande. Ela comentou em uma publicação de Ramalho no Instagram ao lado do deputado federal Gilvan da Federal: "Meu Deus! Só vivendo para acreditar nisso". Jacqueline é mais uma mulher que processou Gilvan no Estado após ataques proferidos no período em que o bolsonarista atuou como vereador de Vitória. O novo formato assumido pelo ex-secretário em busca do eleitorado conservador e de direita de Vila Velha, onde irá erguer o palanque à prefeitura, obviamente, também tem seus bônus. No município, como já analisado aqui, o campo é fértil para o perfil que ele vende de militar combativo e temido. A dúvida é como isso vai pesar, agora, na balança com o eleitorado do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). No tom firme mas moderado, como Ramalho vinha adotando e que o levaria para o Republicanos, ele conseguiria acessar mais camadas e ampliar o alcance para as áreas de Arnaldinho? Ou é mais lucrativo, mesmo, focar exclusivamente no território do PL e Bolsonaro? Ah, se as pesquisas internas falassem...

Divisões do eleitorado II
No último pleito presidencial, Vila Velha votou com folga em Bolsonaro em detrimento do presidente Lula. Mas, no quesito governo do Estado, Casagrande ficou pouco à frente de Manato, liderança reconhecidamente bolsonarista, tendo como principal cabo eleitoral justamente Arnaldinho, seu candidato este ano.

Vestiu a camisa
As investidas de Ramalho como novo quadro do PL se tornaram públicas desde o ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 25. De lá para cá, sucedem publicações no jeito bolsonarista de fazer política, além da presença constante das principais lideranças do partido em suas redes sociais, como Gilvan; o senador Magno Malta, presidente estadual do PL; e Capitão Assumção.

Mais reações palacianas
Sobre a publicação com Gilvan que citei lá em cima, que falava da prisão do Marujo, bandido mais procurado do Estado, o assessor direto de Casagrande, Giovani Pagotto, também comentou: "Gilvan não sabe nem onde fica o ES direito, quanto mais algo sobre o trabalho das nossas forças de segurança. Que pena que está indo para o lado de um cara que agrediu tanto o Governador Casagrande, inclusive, indo até a porta da casa da mãe dele pra agredi-la verbalmente".

Boia de salvação
Ramalho já está com os dois pés no PL, restando apenas fechar a data da festa de filiação. Para o partido, a jogada se consolida como uma saída honrosa para os problemas em série registrados em Vila Velha. O "plano A" da legenda, Thiago Oliveira, como se sabe, está preso acusado de extorsão, enquanto Devacir Rabello perdeu a cadeira de vereador, em ação que comprovou fraude na cota de gênero.

Vitrine política
O que um ano de eleição não faz, hein?! O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), fez um anúncio do anúncio nas redes sociais – assim mesmo – sobre um reajuste salaria linear para os servidores. O "evento" será nesta quinta-feira (14), às 11h. A conferir!

'Firme'
A deputada estadual Camila Valadão recebeu, nessa terça-feira (12), a presidente nacional do Psol, Paula Coradi. O encontro, segundo ela, reforçou o apoio à pré-candidatura à prefeitura e alinhou as estratégias. "O Psol segue firme na construção de um projeto político para as cidades e o país. Vitória merece uma chance para sair das mãos daqueles que representam o retrocesso e a devastação dos direitos!", reiterou.

Dois palanques
Apesar dos movimentos de grupos de esquerda, portanto, contrários à divisão de votos entre Camila e o deputado estadual e ex-prefeito João Coser (PT), o tempo passa e nem sinal de que o atual cenário será alterado nesse campo. A aliança deve ficar, mesmo, para o segundo turno.

Projetos
O PSD realiza, neste sábado (16), seu primeiro encontro estadual sob comando do ex-deputado Renzo Vasconcelos. O partido divulga que tem, nesse processo, buscado novas lideranças e a adesão de mulheres. O evento, que também apresentará os presidentes dos diretórios, restruturados, será no Clube dos Oficiais, em Vitória, às 9h.

Projetos II
Dos principais palanques majoritários anunciados até agora, o PSD tem como carros-chefes a candidatura do próprio Renzo na disputa à Prefeitura de Colatina, no noroeste do Estado, e do deputado estadual Fabricio Gandini, em Vitória. Renzo, sem dúvida nenhuma, está no páreo. Já Gandini não tem aparecido nas movimentações.

Nas redes
"Quatro anos de gestão e até hoje Vitória não teve nenhuma ação para a população LGBTQIA+. E quando apresentamos um projeto que pode ajudar na elaboração e no planejamento de ações e políticas públicas no enfrentamento das violências (...), o prefeito Pazolini veta, se utilizando de argumentos pouco plausíveis, como a 'criação de despesas e de novas atribuições' (...) Tentei que o veto fosse votado essa semana, mas infelizmente, por articulações internas, isso não foi possível. Mas não desistiremos!". Karla Coser, vereadora pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/