Domingo, 28 Abril 2024

Estado (nada) laico

lorenzo_pazolini_ellencampanharo_ales Ellen Campanharo/Ales
Ellen Campanharo/Ales

Não é novidade que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), investe todas as fichas eleitorais na área evangélica, no caminho que traça com antecedência até 2024. Embora já tenha se reunido e visitado uma lista de congregações, o foco principal tem sido a Igreja Batista. Como já analisei aqui, isso envolve reuniões, apoios, eventos, cultos, discursos e muitos apertos de mão. Interesses trocados também! Pois bem, os mesmos atores são centro, agora, de uma cobrança feita pela vereadora Karla Coser (PT), motivada por denúncias, que chegaram ainda ao Fórum Estadual de Educação. É que, na última sexta-feira (29), a Igreja Batista foi palco de uma formação de professores da rede municipal sobre "Comportamentos Desafiadores no TEA: reconhecimento e abordagem". Tema essencial, sem dúvida, a participação foi obrigatória, mas...teve louvor! No plenário da Câmara, a vereadora questionou: formação ou culto? E apontou "coincidências": ocorreu na igreja do vereador Davi Esmael (PSD), aliado do prefeito e que tem circulado com ele nesses espaços, e com a presença da esposa de Pazolini, a promotora de Justiça Paula Fernanda. Karla Coser divulgou imagens do momento questionado e, em requerimento de informação à prefeitura, aponta violação às crenças pessoais e a princípios garantidos pela Constituição. Quer dizer, uma cena nada incomum registrada na Capital do Estado laico...às avessas!

Nomes
A capacitação foi destinada a professoras que atuam na Educação Especial e diretoria de função Pedagógica ou coordenador de turno. Uma das palestras foi feita pelo neurologista e especialista em autismo, Thiago Gusmão. A outra, pela promotora Paula Pazolini, que no convite, tem atuação especificada na área criminal da Serra, com mestrado em Segurança Pública e pós-graduação em Direito Ambiental Urbanístico.

Requerimento
Perguntas da vereadora: qual a capacitação comprovada dos palestrantes na área do TEA? Quantos profissionais participaram do evento? Constava na programação a manifestação religiosa? Quem a conduziu e em que medida a Prefeitura entende que ela se relaciona com o objeto da capacitação? Quais serão as próximas ações adotadas pela Seme para dar continuidade à "promoção de experiências educativas cada vez mais inclusivas"?

Etc.
Tenho mostrado aqui que Pazolini, nas últimas semanas, concentra foco total no eleitorado evangélico, que consome 30% da fatia do bolo. Sempre ao lado de Davi Esmael, que tem votos na mesma área. Além da Igreja Batista, já tiveram tête-à-tête com o prefeito a Universal, Assembleia de Deus, COANP – Casa de Oração...etc, etc, etc! Aguarde e confira: vem muito mais por aí!

Muro seguro
A propósito, Pazolini vai participar da "Marcha da Família" convocada pelo Foro Conservador do Estado? Davi Esmael já gravou vídeo com liderança do grupo, assim como os deputados estaduais bolsonaristas Callegari (PL), Danilo Bahiense (PL), Coronel Weliton (PTB) e Vandinho Leite (PSDB). Pazolini até aparece lá na página, mas falando de...causa animal! O prefeito, assim como fez nas últimas eleições, foge de marcar sua posição pró-Bolsonaro.

Ofensiva
A Marcha será realizada no feriado do próximo dia 12, às 13h, no Quiosque K1, da Praia de Camburi, em Vitória. Mas o chamado, na prática, é para se manifestar contra o aborto. A estratégia é parte da ofensiva aberta pelos bolsonaristas diante do debate no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização em casos de até 12 semanas de gestação. A conferir!

Futuro
O PSDB realiza convenção neste sábado (7), às 8h, na Assembleia Legislativa. Vai eleger a executiva estadual e debater projetos futuros. Presença do vice-governador e supersecretário, Ricardo Ferraço, peça projetada para sucessão de Renato Casagrande (PSB) e que tem sido assediado pelo MDB. O presidente do ninho tucano hoje, como se sabe, é Vandinho. Pergunta que não quer calar: os insatisfeitos Max Filho e Sergio Majeski estarão presentes?

Futuro II
Para 2024, a legenda sinaliza um palanque encabeçado pelo ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas em Vitória, essencial para recuperar espaços. Na Serra, Vandinho recuou e tentava atrair Audifax Barcelos (sem partido), mas pode esbarrar também no deputado Paulo Muribeca (Patri), na meta de derrotar Sergio Vidigal (PDT).

Corte
O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) apontou no plenário da Assembleia, nesta semana, que empresários reclamam da previsão de redução em praticamente 50% do orçamento da pasta de Turismo, que já era baixo: de R$ 34 milhões para R$ 16 milhões. Por essas e outras, a classe política nem cobiça o cargo, vide a recusa de Renzo Vasconcelos (PSD), que reivindicava a de Agricultura, cheia de obras e visibilidade.

Nas redes
"Três médicos de São Paulo foram executados no Rio de Janeiro, entre eles o irmão da nossa amiga Sâmia Bomfim [Psol-SP]. Toda nossa solidariedade aos familiares! Esperamos que a investigação seja rápida e firme para identificar os assassinos, os mandantes e a motivação". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol.

FALE COM A COLUNA:

Tour religioso-eleitoral

Lorenzo Pazolini mira na Igreja Católica, João Coser na Batista, e a classe política, em peso, demarca território
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/tour-religioso-eleitoral

Republicanos em ação

Na Capital, grupo de Lorenzo Pazolini e o próprio prefeito investem todas as fichas eleitorais
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/republicanos-em-acao

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/