Quinta, 28 Março 2024

Gol contra

nesio_4_lissadepaula_ales Lissa de Paula/Ales
Lissa de Paula/Ales

Em meio às polêmicas do anúncio de realização da Copa América no Brasil, feito pelo presidente Jair Bolsonaro nessa segunda-feira (31), e que culminou em protestos e cobranças imediatas nas redes sociais ao governador Renato Casagrande para que não realize os jogos por aqui, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, se esquivou de tratar do assunto em coletiva de imprensa nesta terça (1). Limitou-se a dizer que "a Copa está em debate no governo do Estado e será tema de outro pronunciamento". A fala de Nésio ocorre no mesmo dia em que o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) enviou uma carta ao presidente do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), em que classifica como "inoportuna e desaconselhável a realização no Brasil de qualquer campeonato esportivo capaz de gerar aglomeração, como a Copa América". O documento ressalta quatro motivos: variantes da Covid-19, aglomerações, dificuldade de implementar medidas de proteção nessas situações, e a possibilidade de pessoas vacinadas se contaminarem ou disseminarem o vírus. Durante a pandemia, Nésio atuou em total sintonia com o Conselho, o que pode não ser o caso agora. Na imprensa nacional, o Estado aparece entre a principais cotações (Estádio Kleber Andrade) para o evento e a expectativa é de que as cidades-sede sejam definidas bem rápido, como ocorreu com Brasília nesta terça, a primeira confirmação oficial. A Copa também é logo ali: do próximo dia 13 a 10 de julho. Lá vem bomba?

Lembrete
Embora Casagrande integre a lista de governadores rivais do presidente Jair Bolsonaro, seu aliado de primeira fileira, Marcus Vicente (PP), ocupa há anos cargos de destaque na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É hoje um dos vice-presidentes e já foi presidente. No Estado, é secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Estados
O jornal O Globo diz que a negociação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) com os governos estaduais é positiva ainda no Rio de Janeiro, Goiânia e Cuiabá. Em evento oficial nesta terça, Bolsonaro repetiu essas regiões, mas deixou as demais possibilidades em aberto, não citando, portanto, o Espírito Santo.

Estados II
Em um mapa publicado pelo Globo sobre a situação de cada local, o Espírito Santo aparece "em condições de receber". Ou seja, não negou.

Não
Em sentido contrário, já constam como "negado" Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Sem respostas
Nessa segunda-feira, logo após as manifestações de governadores contrários a sediar os jogos, tiveram início as cobranças a Casagrande nas redes sociais. Até agora, porém, sem respostas.

Mesma língua?
Caso o governador decida, de fato, sediar os jogos no Estado, será mais um do campo de oposição a concordar com Bolsonaro. Dória, de São Paulo, que rivaliza com o presidente, já fez coro ao discurso em defesa da realização do evento. Neste caso, difícil é Bolsonaro querer...

Ações judiciais
A propósito, o partido de Casagrande, o PSB, e o PT acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a realização da Copa. Outras ações foram repetidas por parlamentares do Congresso.

Nas redes
"O Bolsonaro genocida se recusou a responder onze convites, durante meses, para comprar milhões de vacinas que salvam vidas. Mas, em algumas horas, respondeu à Conmebol que o Brasil sediará a Copa América que vai promover aglomerações e mortes em meio à grave pandemia". Helder Salomão, deputado federal do PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Patriota em Terça, 01 Junho 2021 22:10

Hipocrisia, campeonato brasileiro série A. B. C e D, Copa do Brasil, libertadores, sulamericana, eliminatórias da copa, sem falar nos estaduais, todos com jogos nos fins de semana e no meio de semana, tudo isso com restrições de públicos, com medidas de segurança, pq a Copa América não pode ser realuzada, simplesmente porque a globosta não vai transmitir os jogos e sim a SBT, kkk, esse e o grande motivo que a mídia esta enfurecida kkk

Hipocrisia, campeonato brasileiro série A. B. C e D, Copa do Brasil, libertadores, sulamericana, eliminatórias da copa, sem falar nos estaduais, todos com jogos nos fins de semana e no meio de semana, tudo isso com restrições de públicos, com medidas de segurança, pq a Copa América não pode ser realuzada, simplesmente porque a globosta não vai transmitir os jogos e sim a SBT, kkk, esse e o grande motivo que a mídia esta enfurecida kkk
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/