Terça, 23 Abril 2024

Mal chegou...

luciana_andrade_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom
Hélio Filho/Secom

Depois do clima de paz e amor na posse como nova procuradora-geral de Justiça, com direito a elogios trocados com o governador Renato Casagrande, Luciana Andrade achou por bem publicar uma nota afastando qualquer possibilidade de ruído com o chefe do executivo, depois de ver, nos últimos dias, seu nome circulando nos bastidores e na imprensa local. O motivo seria um discurso incisivo atribuído a ela na reunião que deixou representantes de poderes de cabelo em pé diante do pedido de Casagrande de apresentar proposta de corte de gastos para compensar as perdas no caixa decorrentes da pandemia do coronavírus, calculadas em R$ 3,4 bilhões. O que ecoou do encontro foi que Luciana teria "apertado" Casagrande sobre as contingências do próprio governo ao orçamento para obras como do estádio Kleber Andrade, em Cariacica, sinalizando ainda possibilidade de ações judiciais no caso de cortes no setor de pessoal. Nessa segunda-feira (11), dizendo-se "surpresa" com a divulgação das informações, a procuradora-geral pontuou que o debate sobre a questão "tem ocorrido em um ambiente extremamente cordial e democrático, permeado pelo diálogo maduro, longe de qualquer constrangimento ou clima beligerante em torno dos participantes". E exaltou Casagrande, ao afirmar que "reconhece seu espírito republicano em prol da salutar harmonia constitucional entre os poderes". A nota de Luciana surgiu quatro dias após a tensa reunião e antes da próxima, marcada para esta quinta-feira (14). Sinais de que, nas internas, o assunto também rende. Para quem nem esquentou ainda a principal cadeira do Ministério Público Estadual (MPES), o princípio de incêndio chegou "a galope".

'Extraordinária'
No último dia 4, Casagrande prestigiou a posse de Luciana, reservada a poucas pessoas devido à Covid-19, quando exaltou as gestões do antecessor e aliado Eder Pontes, dizendo ter "convicção de que será uma extraordinária procuradora-geral de Justiça". Ela, por sua vez, "defendeu a união de esforços e o diálogo permanente entre as instituições". Aí veio a reunião...

De olho
O desenrolar dos novos capítulos desse assunto "indigesto" para o MPES, Tribunal de Justiça (TJES), Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas, em breve, nas rodas políticas e jurídicas do Estado.

Choque
Por falar em Casagrande, o governador ficou mais uma vez na rota do presidente Jair Bolsonaro, ao negar a reabertura de academias de ginástica, como autoriza decreto federal. Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) já tenha reconhecido a autonomia de estados e municípios para definir atividades essenciais durante a pandemia, Bolsonaro não se conforma. "Aflora autoritarismo", apelou nas redes sociais.

Choque II
O recado do presidente foi para todos os governadores que manifestaram posição idêntica. Além de Casagrande, pelo menos, Camilo Santana (PT), do Ceará; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; e Helder Barbalho (MDB), do Pará.

Voltou atrás
O presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), recuou da decisão de iniciar o retorno gradual das atividades presenciais no legislativo na próxima semana. O anúncio feito ao final da sessão dessa segunda gerou discordâncias internas e críticas, considerando o aumento do número de casos de Covid-19 no Estado e a possibilidade de o trabalho ser feito online, como tem sido nas últimas semanas.

Voltou atrás II
Na sessão virtual desta terça (12), também já no encerramento, Erick disse que debateu a questão com os deputados, sindicato de servidores, mais de 15 profissionais da Saúde, autoridades sanitárias, etc. e tal, chegando à conclusão de que ainda não é o momento seguro para a medida. "Não posso ser sócio do erro", admitiu. O possível retorno será avaliado semanalmente, como completou.

Mais um
Na mesma sessão, foi a vez do deputado estadual Bruno Lamas (PSB) anunciar que doou 30% do seu salário a um projeto social. A medida segue o desenrolar da polêmica relacionada à proposta de redução dos salários dos parlamentares, que teve o pedido de urgência negado na semana passada. A postura da maioria esmagadora do plenário contra o autor, Luciano Machado (PV), pegou mal pra Assembleia.

Atrás do prejuízo
Já fizeram o mesmo, numa tentativa de amenizar os respingos negativos, já que o dinheiro seria destinado à Saúde para o combate ao coronavírus, os deputados Euclério Sampaio (DEM), Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Alexandre Xambinho (PL). Pelo visto, vem mais gente nessa "onda".

Será?
Setores de Itapemirim, sul do Estado, divulgam há dias nas redes sociais a realização de um ato nesta quarta-feira (13), às 13 horas, em frente ao TCE, seguindo depois para o Ministério Público Estadual (MPES), Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). O motivo seria cobrar respostas das ações que investigam denúncias contra o prefeito Thiago Peçanha (PSDB).

Será II?
Mas, gente, em plena pandemia, com o próprio expediente nesses órgãos restrito? Os avisos dizem que sim, com medidas de proteção e sem aglomeração. A conferir!

PENSAMENTO:
A diplomacia é uma partida de xadrez em que os povos levam xeque-mate". Karl Kraus

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/