Quinta, 25 Abril 2024

Pior que está, fica!

camaravitoria_leosa Leonardo Sá
Leonardo Sá

O episódio registrado na Câmara de Vitória nesta segunda-feira (6), quando a equipe de Século Diário foi intimidada dentro do plenário, em pleno exercício profissional, só reforça o que tenho afirmado aqui, há meses. A atual composição do legislativo da Capital, salvo poucas exceções, já se desenha a mais lamentável dos últimos tempos. Os discursos e divergências ultrapassam a linha do que norteia as casas legislativas, com sucessivos episódios que descambam para preconceitos e desrespeitos. Isso sem falar nas incontáveis agressões verbais. Quando tem uma plateia na galeria, então, o show de horror fica ainda maior! No caso em tela, os protagonistas são dois vereadores em primeiro mandato, Armandinho Fontoura (Podemos) e Gilvan da Federal (Patri), que, para além do absurdo de tentar cercear a imprensa, faz-se necessário dizer: já há algum tempo, se colocam numa soberba e tamanho político que sequer condizem com a capilaridade de votos. Como falam por aí...menos, vereadores, bem menos!

Pior que está, fica II!
A plateia desta segunda eram os bolsonaristas, que compareceram à Câmara para acompanhar a análise da lei contra o passaporte da vacina. Com tanto problema em Vitória, a presença em plenário do fotógrafo de Século Diário, Leonardo Sá, é que virou incômodo e tema para os vereadores. Bizarro é pouco.

Incisivo
A questão é tão absurda, que nem mesmo vereadores que costumam seguir o fluxo entraram na onda. O presidente da Câmara, Davi Esmael (PSD), interveio e garantiu que será incisivo em garantir o trabalho da imprensa, pedindo em seguida o desligamento dos microfones. É o mínimo que se espera.

Ué...
Interessante, para não usar outro termo, é que, minutos antes, Armandinho fez um longo discurso protestando que "foi impedido de trabalhar" durante algumas sessões da Câmara. Alegou "risco à segurança e ataque ao estado democrático de direito".

'Barbárie'?
E as últimas sessões em que isso teria ocorrido quais foram, segundo ele? As que contaram com a presença dos professores e servidores de Vitória nas galerias. Armandinho disse até que sua chefe de gabinete foi agredida na quarta-feira passada, mas não citou nome "do/da delinque", como citou. O vereador também usou termos como "cenas de barbárie e falta de desrespeito generalizada".

É sim!
Lá pelas tantas, para comparar, ele começou a exaltar a presença "ordeira" da galeria nesta segunda, formada por bolsonaristas. Durou pouco. Uma voz ecoou lá de trás e Armandinho passou a ordenar, já mais exaltado: "caladinho, quietinho, vou pedir para o segurança retirar". Seguido de "tenho medo não, rapaz"; "não vou ficar intimidado por quem quer que seja, homem ou mulher, poderoso ou mais simples". Por fim, soltou a frase "aqui não é circo de horrores". Como não? É sim, vereador!

Obcecado
Gilvan da Federal, na falta de argumentos, repete sempre as mesmas coisas, só mudando o personagem. Para atacar Século Diário, ficou naquela de esquerda, vermelho, esquerda, vermelho, esquerda, vermelho...

Lembrete
Este jornal, vale reforçar, já completou 21 anos de atuação no Espírito Santo e, por sua independência e visão crítica, sempre enfrentou movimentos intimidatórios de áreas de poder. E segue resistindo. Não serão dois vereadores, nem mesmo a Câmara inteira, se fosse o caso, a nos silenciar.

Cara a cara
Nas redes sociais, tudo lindo, ao vivo...a história muda! Circula vídeo do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), sendo vaiado no evento do Dia do Samba, no Centro.

Não passa nada
Aliás, as andanças frenéticas do prefeito junto com o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), já chegaram até em feira de adoção de animais. São eventos importantes e necessários, mas mostram como, ultimamente, a dupla não deixa passar absolutamente nada na estratégia de contato com o eleitor, dentro do projeto eleitoral de Erick.

Ex
Que as relações de Paulo Hartung (sem partido) com o Judiciário sempre foram fortes, não é novidade. Mas, gente, o que o ex-governador foi fazer na cerimônia de posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJES) – Eder Pontes, Raquel Durão, Helimar Pinto e Júlio Cesar? Representando o ex-governo? Ai, ai...

Nas redes
"Eu não ando só! Quando entrei na Câmara Municipal de Vitória em 1 de janeiro de 2021, tinha a certeza que meu corpo carregava ancestralidade e lutas coletivas de tantas e tantos. Hoje, essa certeza se confirmava em cada abraço e sorriso. Somos muitas e muitos e não seremos silenciadas". Camila Valadão, vereadora de Vitória pelo Psol, sobre o ato de apoio a ela realizado nesta segunda, contra as agressões de Gilvan da Federal.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/