Segunda, 29 Abril 2024

Retrato atual

senador_magno_valtercampanato_abr Valter Campanato/ABr
Valter Campanato/ABr

Os ecos dos encontros realizados pelo PL do Espírito Santo nos últimos dias, já com vistas às eleições de 2024, sinalizaram algumas certezas e ao menos uma dúvida. Por um lado, cravaram como certas as candidaturas às prefeituras de Capitão Assumção (Vitória), Luciano Merlo (Colatina) e Júnior Corrêa (Cachoeiro de Itapemirim) e até anteciparam o lançamento do palanque do deputado federal Gilvan da Federal ao Senado em 2026. Por outro, mostraram que o cenário em Vila Velha, diferente das cotações até agora, não está fechado em torno do vereador Devacir Rabello. O próprio, no encontro realizado nesse sábado (19), fez um pedido público e reiterado a Magno: "Me dê essa missão!". No discurso, defendeu sua relação com a cidade, onde foi "criado e nascido", exaltou ter assumido a candidatura de 2022 à Câmara Federal, a pedido do senador, "correndo riscos", e defendeu que o PL tenha candidatura majoritária no "município mais conservador e bolsonarista do Estado". Tudo isso ao seu estilo efusivo, animando uma torcida, enquanto Magno mantinha um semblante sério e nada empolgado. Atrás do senador e da mesa de destaque, outro personagem chamava atenção: o ex-prefeito Neucimar Fraga (PP), que já manifestou interesse em tentar novamente a prefeitura. Os retratos deixam no ar: a trinca PL-PP-Republicanos vai funcionar no município, para tentar derrotar Arnaldinho Borgo (Podemos), Neucimar tem novos planos partidários, ou o PL vai destinar, de fato, a missão a Devacir?

Valorizou o passe
O risco citado por Devacir foi atribuído a sua saída do partido Democracia Cristã para o PL, podendo ter o mandato questionado na Justiça, e a "tiros, pedradas e ameaças de morte" que ele disse ter sofrido no pleito do ano passado.

Valorizou o passe II
O vereador também cobrou, nas entrelinhas, o papel que teve na votação da coligação do PL, que elegeu Gilvan como o segundo mais votado à Câmara Federal. Devacir obteve 22,3 mil votos, sendo 17 mil somente em Vila Velha, e não deixou de frisar que "foi fundamental" no resultado de Gilvan.

Articulações
Além de Neucimar Fraga, outro ex-prefeito que participou do encontro foi Audifax Barcelos, da Serra. Sem partido desde o ano passado, ele chegou a ser cotado para se filiar ao PL, mas as apostas são de que opte pelo PP. Audifax teria interesse, porém, em fechar uma aliança com a legenda comandada por Magno Malta.

Articulações II
Quem também prestigiou o encontro estadual e saiu exaltando a frase "estamos juntos" foi o deputado federal Evair de Melo, que assumiu o comando do PP ao lado do coordenador da bancada capixaba, Da Vitória.

Articulações III
E teve ainda presidente estadual do Novo, o secretário de Governo do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), Arildemo Teixeira!

Chega pra lá!
Arnaldinho, como se sabe, tenta construir uma frente ampla para sua reeleição e citou até o PL como possibilidade, condição rejeitada de imediato pelo partido, que faz oposição ferrenha ao governador Renato Casagrande, do PSB, uma das principais pernas do arco de aliança do prefeito.

Cabo eleitoral
O encontro do PL em Vila Velha contou com as presenças dos senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Jorge Seif (PL-RJ). Neste e nos demais eventos realizados por aqui, o ex-presidente Jair Bolsonaro apareceu ao vivo, em ligação, para fazer as vezes de cabo eleitoral e colocar gás na militância, em meio a escândalos que respigam em sua imagem e o ameaçam até de prisão.

Filho bonito
Aguardada há muitos anos pelos capixabas, a inauguração do Aquaviário, nesse domingo (20), acumula reivindicações de paternidade. Agora todo mundo da classe política quer pegar carona e levar o bônus. Me engana...

Nas redes
"(...) O projeto encaminhado pelo prefeito não resolve o problema dos pescadores e não responde a vários questionamentos! Um deles é: quando, de fato, os pescadores poderão voltar a trabalhar? Porque o decreto para essa liberação ainda não saiu…e muito me preocupa essa espera de um decreto que não se sabe quando será feito (...)". Karla Coser, vereadora de Vitória pelo PT, ao criticar o prefeito Lorenzo Pazolini.

FALE COM A COLUNA:

Atrás do protagonismo

Na esteira de divergências em Vila Velha, devido a acenos do prefeito Arnaldinho Borgo, PL se prepara para encontro estadual
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/atras-do-protagonismo

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/