Sexta, 29 Março 2024

Sem espaço

tenente_assis_atobrasilia_redesociais Redes sociais
Redes sociais

Os sinais que já vinham sendo observados nas redes sociais, de nova mudança de planos na candidatura do Tenente Assis (PTB), como tratado aqui na coluna há uma semana, logo se confirmaram. O próprio tem repetido, em postagens, que voltou ao "Plano A": disputar a Câmara dos Deputados. O recuo já era esperado, considerando que Assis não teria espaço para erguer um palanque ao Senado como representante do bolsonarismo no Estado, tendo pela frente Magno Malta (PL), a prioridade do grupo ligado ao presidente da República e que se movimenta nesse sentido há meses. Sem falar que a disputa no Estado promete ser acirrada, daquelas de "cachorro grande", para apenas uma vaga em jogo. Ex-candidato a prefeito de Cariacica, Tenente Assis integra uma "comitiva" que tem circulado pelo interior ao lado do candidato ao governo, Carlos Manato (sem partido), e sua mulher, a deputada federal Soraya (PSL), que tentará a reeleição. A justificativa do militar é que o núcleo bolsonarista capixaba trabalha em uma "união de partidos e lideranças de direita, por uma pátria que preserve os valores de família e de uma sociedade cristã". Mas, na verdade, como também já citei antes, a trinca principal defendida pelos eleitores da extrema direita capixaba não o inclui, é Bolsonaro – Magno - Carlos Manato. O que ainda falta nessa "união", porém, é a adesão pública de Magno. O ex-senador, por enquanto, segue em "carreira solo", colando imagem apenas em Jair Bolsonaro.

Sem espaço II
A "subida" de Tenente Assis para o Senado, cargo que já disputou em 2018, foi exaltada pelo PTB no ano passado, na tentativa de formar dupla com Manato, convidado várias vezes pela legenda a se filiar. O militar vinha defendendo esse palanque, mas gerou desconfiança desde sempre, já que teria que dividir votos na mesma base de Magno.

Encontro
Assis e o ex-senador se reuniram recentemente, por aqui, junto ainda com o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Aquele que responde a processo e foi preso por defender o AI-5 e a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Tamanho
O primeiro plano de Assis, a Câmara, anunciado lá atrás pelo então presidente do PTB, Roberto Jefferson, que está preso, é de fato o campo que parece caber o militar este ano. Levar uma cadeira, já são outros 500.

Nem, nem
Há uns dez dias, Tenente Assis ainda posava ao lado de Manato em encontros sugerindo a manutenção da chapa majoritária, toda do PTB. Mas nem o ex-deputado federal se filiou, nem Assis é candidato ao Senado. O negócio, por aí, sinalizava ser mais fácil do que, por ora, a dupla com Magno Malta.

Vai saber...
Não que o ex-senador não possa entrar de cabeça no projeto dos principais palanques do núcleo bolsoranista no Estado, mas, sabe como é, de Magno pode se esperar tudo...ou nada. Veremos!

Vai saber II...
No caso do seu partido, o PL, Magno ofereceu o nada para Manato, fechando a porta para a filiação. Soraya também não teve vez. Restou o PTB para o casal. A deputada já anunciou que irá entrar na legenda. Já Manato aguarda, sentado!

Tudo igual
Gilson Daniel, razão de ruídos na base do governador Renato Casagrande (PSB) pelas vitrines que explora no caminho ao pleito de outubro, foi trocado de cargo para acalmar os ânimos, mas segue a mesma estratégia de quando comandava a pasta de Governo. É reunião atrás de reunião com prefeitos e lideranças municipais. Ele agora é secretário de Planejamento.

Tudo igual II
O ex-prefeito de Viana pavimenta, assim, seu território à disputa à Câmara dos Deputados, o que faz livremente, há meses. Ele mudou de secretaria no finalzinho de dezembro, trocando de posição com Álvaro Duboc, quadro técnico, ao contrário de Gilson, que é considerado perfil político. O prazo para deixar o governo, para participar das eleições, é abril. Até lá...tome articulação!

Extremos
Depois de um início "quente", a Assembleia Legislativa teve a sessão desta terça-feira (8) encerrada antes das 16 horas, por falta de quórum, e uma pauta fraca, fraca. Quanta diferença em apenas 24 horas, hein!

Na ativa
Já o presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), permanece a todo vapor. Ele cumpriu mais uma agenda com o prefeito de Vitória e correligionário, Lorenzo Pazolini, para se apresentar ao eleitorado. O deputado visitou o Bairro da Penha nesta terça-feira, com direito a muito aperto de mão, abraços e conversas. Não dá ponto sem nó!

Na ativa II
Em outro campo, voltou a se reunir com representantes da frente de policiais civis e militares, que está em pé de guerra com Casagrande, resultado das negociações por reajuste e recomposição inflacionária. Esse encontro sempre rende assunto. Olho vivo!

Nas redes
"Tristeza e indignação ao ver o apresentador Monark, do Flow Pdc, defender a existência legal de um partido nazista no Brasil. Pois além de atroz, o que o rapaz fez é crime (Lei 7.716/89). E que tenhamos disposição para reagir sempre em defesa da democracia e dos direitos humanos". Jacqueline Moraes, vice-governadora do Estado pelo PSB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 2

Agmarcarioca amigo do mito em Domingo, 13 Fevereiro 2022 21:52

Para o senado ja tenho candidato Sergio Meneguelli ,com pouco fez muito

Para o senado ja tenho candidato Sergio Meneguelli ,com pouco fez muito
RONALDO CHAGAS em Terça, 15 Fevereiro 2022 06:48

Em Cariacica, o pré-candidato a deputado federal, Messias Donato, tem apoio integral do prefeito Euclério Sampaio. Isso dá musculatura pra se eleger.

Em Cariacica, o pré-candidato a deputado federal, Messias Donato, tem apoio integral do prefeito Euclério Sampaio. Isso dá musculatura pra se eleger.
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/