Segunda, 29 Abril 2024

Sinais eleitorais

devacir_thiago_gilvan_salvador_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Município que se tornou ponto de encontro das mobilizações bolsonaristas no Estado e que concentra votos da direita, Vila Velha pode ter "novidades em breve" na disputa à prefeitura, exatamente no campo do PL. O anúncio foi feito nas redes sociais, após reuniões em Brasília registradas nos últimos dias. Uma, para filiar o médico veterinário e empresário Thiago Oliveira, do podcast Capixabanos, e outra para definir o palanque do município, já pleiteado pelo vereador Devacir Rabello, também presente à conversa, assim como o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o senador Magno Malta, que lidera o partido no Estado. A entrada de Thiago é considerada uma ampliação do leque de possibilidades para um palanque próprio e tem gerado especulações nas redes e nos bastidores, sem isentá-lo, porém, de críticas. Isso porque, o veterinário se candidatou à Assembleia Legislativa no ano passado com a bandeira da causa animal, como é conhecido em Vila Velha, filiado a uma legenda em espectro totalmente oposto, a Rede Sustentabilidade. Nessa nova empreitada, alega que "ficou transparente que os nossos ideais são os mesmos e caminharemos juntos daqui pra frente". Devacir...Thiago...chapa puro-sangue...faça sua aposta!

Discurso pronto
No vídeo, gravado no gabinete de Magno, quem faz o comunicado é o deputado Gilvan da Federal, ao lado de Devacir, Thiago e o presidente do PL no município, Carlos Salvador. Ele avisa que a direita conservadora terá opção e que não existe "Casanaro", já para se opor à estratégia que defendeu votos casados entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Renato Casagrande (PSB) em 2022, o que prejudicou Carlos Manato (PL).

Perfil
Na disputa à Assembleia, que foi sua estreia em eleição, Thiago Oliveira obteve 7,1 mil votos. Ele é dono de uma clínica veterinária e de empresa da área de construção e se diz investidor do mercado financeiro de cripto ativos. Também já apareceu na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos aos Animais da Assembleia, citado para emissão de laudo.

Reações
Nas publicações sobre o novo partido que geram críticas de seus eleitores, Thiago tem reagido, muitas vezes de forma ríspida. Mas há, também, quem comemore a escolha e já o trate como candidato a prefeito.

Plano A?
Em agosto, cheguei a comentar aqui, que apesar dos pedidos efusivos e públicos de Devacir para Magno entregar a ele a missão de tentar a prefeitura, não parecia ser esse o martelo batido do PL. Veremos como as articulações se desenrolam...

Plano A II?
Vale lembrar: no ano passado, na disputa à Câmara Federal, Devacir obteve 22,3 mil votos, sendo 17 mil em Vila Velha. Em 2020, chegou à Câmara com apenas 1,6 mil.

Alvo
A meta, no município, é derrubar o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), apoiado por Casagrande, e que trabalha para reunir o máximo de partidos e lideranças em seu palanque.

Sem surpresas
Em Cariacica, mais definições eleitorais. Quase três meses depois de deixar o PT, por divergências internas, o vereador André Lopes, confirmando as previsões, vai se filiar ao PSB, de Casagrande. Assim, fica tudo em casa no arco de apoio à reeleição do prefeito Euclério Sampaio (União).

Mexidas
Com a entrada de André, a bancada do PSB passa a ter três vereadores, candidatos à reeleição – os outros são Amarildo Araújo e Flávio Petro. E o PT sai da condição de não ter mais ninguém em câmaras da Grande Vitória além de Karla Coser, na Capital, para voltar com uma cadeira na Serra, da vereadora Elcimara Loureiro, que oficializou recentemente sua saída do PP e quer disputar a prefeitura pelo novo partido.

Linha de embate
Em mais uma rodada de crítica ao seu eterno adversário, o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (sem partido) gravou vídeo no bairro Vila Nova de Colares, em frente a obras de casas populares, para dizer que está tudo parado. Ele apontou que entregou as primeiras 200 unidades, deixou o recurso em caixa, e Sergio Vidigal (PDT) nada mais fez.

Linha de embate II
"O atual prefeito está esperando o ano eleitoral?", disparou. Audifax falou de "descaso com dinheiro público, enquanto pessoas "vivem nas ruas e em áreas de risco". O ex-prefeito, como se vê, segue rodando os bairros...

Uma atrás da outra
E o vexame de troca de partido do senador Marcos do Val do Podemos para o PSDB? Fotos e anúncio públicos, seguidos de veto imediato da Nacional. Por aqui, que eu tenha visto, nenhum tucano se posicionou, nem para o bem, nem para mal. Do Val não acerta uma.

Nas redes
"(...) Violência política de gênero escancarada na Câmara de Vitória (...) Para quem se diz tão cristão e defensor da moral e dos bons costumes, deveria repensar sua sanha em me atacar e atacar defensoras dos direitos das mulheres (...). Karla Coser, vereadora de Vitória pelo PT, em resposta a Davi Esmael (PSD), que disse, em plenário, "que há mais atividade cerebral em um feto de 12 semanas" do que em Karla.

FALE COM A COLUNA:

Retrato atual

Apesar das cotações e do apelo público, Magno Malta não parece disposto, por ora, a lançar vereador à Prefeitura de Vila Velha
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/retrato-atual

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/