Quinta, 25 Abril 2024

Aplicativo Sama Digital entra no ar em São Mateus

sao_mateus_thiago_mosaico Thiago Mosaico

Depois de uma campanha de financiamento coletivo que superou a meta estabelecida, o aplicativo Sama Digital entrou no ar com a missão de fortalecer a economia criativa e pequenos empreendedores no município de São Mateus, no litoral norte do Espírito Santo.

Nos primeiros dias, o app já recebeu inscrição de mais de 50 empreendedores locais, que podem se cadastrar gratuitamente para oferecer produtos e serviços. "O resultado foi melhor do que eu esperava. É uma iniciativa que só tem apoio da sociedade civil e busca evocar uma economia solidária de verdade", aponta Thiago Rabelo, idealizador do Sama Digital, cujo nome se refere ao carinhoso apelido que os moradores dão o município.

Cada cadastro permite que seja criada uma loja virtual com fotos, localização e contatos de telefone, Whatsapp, Facebook, Instagram, site e outras redes. As iniciativas podem oferecer também dentro do aplicativo oportunidades de emprego ou de voluntariado, no caso de entidades sem fins de lucro.

A plataforma Sama Digital traz também informações históricas e turísticas sobre São Mateus, uma seção de notícias e espaço para promoções, agenda de eventos, enquetes e textos enviados pelos usuários.

Devido ao sucesso da campanha de financiamento coletivo, o app teve sua manutenção garantida para ao menos um ano, sendo que antes estava previsto apenas seis meses. Para ajudar na manutenção do projeto sem cobrar dos pequenos empreendedores, o aplicativo deve abrir espaço para anúncios de empreendimentos locais de maior porte.

Como contrapartida social, o Sama Digital também está desenvolvendo um projeto junto às comunidades quilombolas do Sapê do Norte, região entre São Mateus e Conceição da Barra. Com parte da arrecadação da campanha, foram comprados materiais escolares e educativos para apoio às crianças e adolescentes que têm ficado em casa durante a pandemia.

Sama Digital

Inicialmente estavam previstos 150 kits com papel, borracha, lápis de cor, massinha e outros materiais, mas depois do resultado, o quantidade foi ampliada para 400 kits, que serão entregues junto a 400 garrafas de sabão líquido desenvolvidos em parceria com o Laboratório de Processos Biotecnológicos (Ceunes/Ufes).

O projeto ainda vai desenvolver oficina para ensinar membros das comunidades quilombolas a desenvolverem seu próprio sabão a partir do reaproveitamento de óleo e considerando o PH correto para não agredir a pele de quem usa.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 3

LowPrice em Quinta, 09 Julho 2020 21:19

Sugestões para matéria:
1) colocar o link para baixar o app do Google Play
2) Fazer uma matéria sobre o app LowPrice - Comparador de Preços Capixaba, já tem preços de muitos estabelecimentos de São Mateus.
Link: https://play.google.com/store/apps/details?id=app.lowprice

Sugestões para matéria: 1) colocar o link para baixar o app do Google Play 2) Fazer uma matéria sobre o app LowPrice - Comparador de Preços Capixaba, já tem preços de muitos estabelecimentos de São Mateus. Link: https://play.google.com/store/apps/details?id=app.lowprice
Altemara Gomes Bernardo em Segunda, 13 Julho 2020 06:23

Ótimo sao mateus precisa.

Ótimo sao mateus precisa.
Maria da Glória Paganini em Terça, 14 Julho 2020 00:04

Que idéia maravilhosa, gostaria muito de participar com os artesanatos que produzo.

Que idéia maravilhosa, gostaria muito de participar com os artesanatos que produzo.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/