Segunda, 29 Abril 2024

Assembleia aprova auxílio financeiro de R$ 3 mil para vítimas das enchentes

enchente_viana_FotoRodrigoZaca-GovernodoES Rodrigo Zaca/Governo do ES

Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (6), foi aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 501/2022, de autoria do Governo do Estado. A iniciativa propõe concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 3 mil, denominado como Cartão Reconstrução ES, para os atingidos pelas enchentes registradas nos últimos dias. O benefício será destinado para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O período de vigência é de novembro deste ano a março de 2023.

A matéria tramitou em regime de urgência. Antes de ser aprovada no Plenário, recebeu parecer favorável em reunião conjunta das comissões de Justiça, Cidadania e Finanças.

O benefício é direcionado às despesas, mesmo que parcialmente, com compra de imóveis, eletrodomésticos, material de construção ou outros bens e mercadorias danificadas ou perdidas. As aquisições devem ser feitas em estabelecimentos comerciais do Estado.

De acordo com a proposta, para ter direito ao cartão, as famílias afetadas têm que pertencer aos municípios que tenham decretado estado de emergência ou calamidade pública e cujo decreto tenha sido acatado pela Assembleia Legislativa. Até o momento, são eles: São Mateus, Vila Pavão, Linhares, Fundão, Ibiraçu, Aracruz e João Neiva, no norte; Cariacica e Viana, na Grande Vitória; e Santa Leopoldina, na região serrana.

Devem, ainda, estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (Cadastro Único); fazer requerimento junto à Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social de Desenvolvimento Social (Setades); ter renda familiar de até três salários mínimos, não considerando os programas de transferência de renda federal, estadual ou municipal.

Os recursos para o atendimento das famílias atingidas sairão do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). O PL também pede autorização para abrir créditos adicionais ao Orçamento anual de 2022 e 2023, caso seja necessário.

As enchentes já deixaram 3,5 mil desalojados e cerca de 1 mil desabrigados em 20 municípios. O mais afetado até o momento foi Viana, na Grande Vitória, com 1,1 mil desalojados e 318 desabrigados.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/