Domingo, 28 Abril 2024

Campanhas de solidariedade arrecadam doações para vítimas das enchentes

entrega_alimentos_enchente_FotoPrefeituradeLinhares Prefeitura de Linhares

As enchentes já deixaram mais de dois mil desalojados e mais de 600 desabrigados em todo o Espírito Santo. Para auxiliar pessoas que perderam totalmente ou parcialmente os seus pertences, estão sendo realizadas diversas campanhas de solidariedade com a finalidade de arrecadar itens como alimentos não perecíveis, roupas, calçados, colchões e produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Prefeitura de Linhares
Paróquias de toda a Arquidiocese de Vitória estão recebendo doações desse tipo, para que a Defesa Civil e as prefeituras façam a logística de entrega às famílias que precisam. A Arquidiocese abrange os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Cariacica, Viana e Guarapari, na Grande Vitória; Anchieta, no sul; Santa Maria de Jetibá, Alfredo Chaves, Afonso Claudio, Santa Leopoldina e Domingos Martins, na região serrana; e Brejetuba, no sul.

"Que o nosso amor pelos que estão precisando de ajuda imediata nos motive a agir rapidamente neste momento tão difícil", diz o coordenador do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese e pároco da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, em Itararé, Vitória, Kelder Brandão.

Em Linhares, norte do Estado, as doações podem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Prefeitura de Aracruz, juntamente com a Defesa Civil, também deu início a uma ação solidária por meio da qual busca arrecadar alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e colchões. Os pontos de coleta são a Casa do Cidadão; os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Guaraná, Barra do Riacho e Santa Cruz; os apoios de Jacupemba, Vila do Riacho, Barra do Sahy e Coqueiral; e a Unidade de Saúde de Mar Azul. As doações nesses locais devem ser feitas de segunda a sexta. Aos finais de semana, podem ser entregues na portaria da prefeitura.

No município de Cariacica, na Grande Vitória, a Secretaria Municipal de Assistência Social abriu um ponto de coleta no Banco de Alimentos Josué de Castro, em Morada de Santa Fé, onde são arrecadados, das 8h às 16h, kits de higiene pessoal, com pasta e escova de dentes e sabonete; fraldas descartáveis; material de limpeza; cestas básicas; vestuário e roupas de cama.

Nesse mesmo município, a Associação de Assistência Social por uma Vida Melhor do Espírito Santo (Assovimes) realiza uma ação solidária para ajudar famílias de Porto de Cariacica e região. A entidade arrecada alimentos não perecíveis, roupas adulto e infantil, roupa de cama e toalhas, produtos de higiene pessoal e água potável. Na cidade de Fundão, o ponto de coleta é na base da Defesa Civil, em frente ao Ministério Público, onde são arrecadados alimentos não perecíveis, água potável, leite e roupas.

As famílias de Linhares são o principal público alvo da campanha de solidariedade feita pela Prefeitura de Vitória, que está recebendo doação de agasalhos e alimentos não perecíveis, que podem ser entregues na recepção da Prefeitura, das 8h às 18h. Em Viana, alimentos, roupas de cama, produtos de higiene e limpeza podem ser doados de segunda a sexta, das 8h às 17h, no CRAS de Marcílio de Noronha e em qualquer um dos pontos de abrigo da cidade.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aceita doações em dinheiro, por meio do Pix (27) 99666. 9767, em nome de Adroaldo José Dlugokenski. O comprovante deve ser encaminhado para (27) 99729.3371. A quantia arrecadada será utilizada na aquisição de alimentos, colchões, roupas de cama de cama e de uso pessoal, kits limpeza e outros itens para famílias de acampamentos de Linhares e Aracruz. Também irá possibilitar custeio de gasolina para caminhões e tratores a serem utilizados em uma brigada para dar suporte a essas famílias.
MST

Quatro acampamentos do MST em Linhares foram atingidos. Houve destruição de lavoura e de pertences. Os acampamentos afetados são Egídio Brunetto e João Gomes, na comunidade de Palhal; Paulo Damião, na Fazenda Gril; e Paulo Damião 2, em Desengano. Ao todo, foram 410 famílias do MST atingidas em Linhares. Em Aracruz, também houve um acampamento atingido pelas enchentes, o Índio Galdino, em Jacupemba, atingindo 70 famílias.

Chuvas já afetam mais de mil pessoas em Viana

Em visita à cidade, Casagrande disse que encaminhou para a Assembleia um PL que busca disponibilizar Cartão Reconstrução
https://www.seculodiario.com.br/cidades/chuvas-ja-afetam-mais-de-mil-pessoas-em-viana

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/