Quinta, 02 Mai 2024

DER homologa contratação de empresa para elaborar projeto executivo do Sistema BRT

O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) divulgou, nessa sexta-feira (10), o nome da empresa campeã da licitação para elaboração do projeto executivo das obras e serviços de implantação de rodovia de mobilidade urbana no Espírito santo, sistemas viários urbanos e projetos integrantes ao Bus Rapid Transit (BRT). O projeto, no valor de R$ 2, 750 milhões, será realizado pela Única Consultores de Engenharia Urbana S.S e tem prazo de cinco meses para ficar pronto. 

 
De acordo com o governo do Estado, com o projeto finalizado em outubro, inicia-se a fase de licitação para os 33 km de faixas exclusivas. “Já temos obras iniciadas no Estado prevendo este novo sistema para a região. O projeto executivo do BRT, que prevê faixas exclusivas para os ônibus que circulam na Grande Vitória, ficará pronto até outubro, quando estaremos pronto para licitar”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante audiência realizada no último mês na Assembleia Legislativa.  
 
Na prática, as obras começaram na Reta do Aeroporto, na altura do Vitória Apart Hospital, passando pelas avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, até chegar à Praça do Cauê, próximo à Terceira Ponte. Também faz parte do projeto alterações nas avenidas Vitória e César Hilal, ambas na Capital, além de outras alterações nas vias de Cariacica e Vila Velha.  
 
Segundo o governo, a primeira parte do BRT inclui a ampliação de vias da Serra até Cariacica e Vila Velha, já iniciada pelo governo. Também está incluída, nesta fase, alterações na Terceira Ponte, como a mudança das cabines de cobrança para o município de Vila Velha e a abertura da praça do Cauê. 
 
As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Metropolitana, que consiste em 51 ações. Entre os investimentos, além do BRT, estão previstos a pavimentação de 179 km de vias e melhorias na frota de ônibus e a comunicação com o usuário do transporte público.
 
Além disso, o projeto de mobilidade urbana previsto revê a integração de serviços, assim como a implantação de estacionamentos e ciclovias nos principais pontos da cidade.
 
O modelo dos corredores exclusivos para ônibus, o BRT, que será implantado na Grande Vitória, vem sendo apontado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) como o modelo ideal para a região metropolitana, por funcionar basicamente como um metrô, porém com custo mais baixo, menor tempo de implantação e com garantia de maior agilidade e segurança para o cidadão. 
 
Os ônibus deverão circular em faixas exclusivas, sendo retirados do trânsito comum. Já os pedestres terão calçadas livres de pontos de ônibus, os chamados portais de embarque e desembarque construídos em corredores centrais. 
 
Para os líderes comunitários, entretanto, o projeto trará impactos graves para a cidade. O Centro de Vitória é apontado como uma das áreas que mais serão impactadas pelo barulho e ocupação dos espaços públicos que já são reduzidos. Eles reclamam da ausência do debate sobre a mobilidade do pedestre. Os ciclistas também pontuam que todas as soluções para acomodar os veículos automotores vêm sendo pensada, mas nem pedestres, nem ciclistas estão sendo contemplados da mesma forma em relação à mobilidade.

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