Quinta, 25 Abril 2024

​Incêndio em associação de Cariacica destrói R$ 5 mil em materiais recicláveis

ivanilda_catadora_Reproducao Reprodução

Um grupo de catadores perdeu cerca de R$ 5 mil em materiais recicláveis, devido a um incêndio ocorrido na tarde dessa terça-feira (7) no pátio do galpão da Associação Beneficente de Catadores de Cariacica (Acamarp), em Nova Rosa da Penha II. A presidente da entidade, Ivanilda Lima Rodrigues, acredita que o incêndio tenha sido criminoso, mas não se sabe quais seriam as motivações.

Foto: Reprodução

Ivanilda recorda que a associação sofreu outros três incêndios, também com suspeita de serem criminosos, mas não foram esclarecidos. Dois deles em 2020.

A presidente da associação destaca que, no incêndio dessa terça-feira, foram perdidos vários materiais recicláveis, como plástico, garrafa pet e papelão. O
 trabalho da associação ficou impossibilitado temporariamente. "A gente está sem lugar para colocar os novos materiais, porque está tudo queimado. Como vamos colocar material seco, limpo, em cima daquele ali? A gente precisa de máquina, de caçamba para tirar esse material aqui", afirma, destacando que a prefeitura já foi acionada, mas ainda não apareceu no local.

O galpão onde os catadores trabalham fica em um terreno da Prefeitura de Cariacica, cedido em comodato por 20 anos. Ivanilda relata que o muro do terreno caiu há cerca de oito anos, mas até hoje a gestão pública municipal não reconstruiu, o que facilita as entradas de pessoas no local para causar incêndios e cometer outros tipos de delito, como o tráfico de drogas.

Ela ressalta que os catadores não têm condições financeiras para reerguer o muro, e que, inclusive, pagam o caminhão utilizado para recolher lixo nas empresas.

Ivanilda explica que os trabalhadores separam os rejeitos, que são recolhidos pela prefeitura e enviados para a empresa Marca Ambiental, mas sem ganhar nenhuma remuneração para isso. O sustento das 18 famílias que fazem parte da associação, segundo ela, vem da reciclagem.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/