Domingo, 28 Abril 2024

MST pede apoio do governo para atingidos em acampamentos alagados

chuvas_mst_arquivopessoal Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) protocolou um ofício no gabinete do governador Renato Casagrande (PSB) e da secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, solicitando apoio para as famílias de cinco acampamentos no norte do Espírito Santo, que estão completamente alagados devido às enchentes. As águas invadiram barracas, destruíram lavouras, romperam estradas e pontes, isolando os acampamentos.

Com o governo, o MST busca que sejam fornecidos para as pessoas atingidas alimentação, colchão, lona e telha "para refazer os barracos em locais mais seguros e que não estão alagados", roupas, água potável para o consumo das famílias, atendimento médico e, principalmente, "o ressarcimento das perdas de diversos bens materiais e lavouras'.

Em Linhares, quatro acampamentos foram atingidos e se encontram ilhados: Egídio Brunetto e João Gomes, na comunidade de Palhal; Paulo Damião, na Fazenda Gril; e Paulo Damião 2, em Desengano. Em Aracruz, também houve um acampamento atingido pelas enchentes, o Índio Galdino, em Jacupemba. Ao todo, de acordo com o ofício protocolado no governo do Estado, 480 famílias foram afetadas.

O membro da direção nacional do MST no Estado, Carolino da Silva, afirma que ainda não é possível mensurar o tamanho do prejuízo causado pelas enchentes, mas adianta que lavouras de café plantadas há três anos e que estavam prestes a dar a segunda colheita foram totalmente perdidas, tendo que ser totalmente replantadas. "Nossa preocupação agora é cuidar das pessoas, garantir alimentação, água potável", destaca.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aceita doações em dinheiro, por meio do Pix (27) 99666. 9767, em nome de Adroaldo José Dlugokenski. O comprovante deve ser encaminhado para (27) 99729.3371. A quantia arrecadada será utilizada na aquisição de alimentos, colchões, roupas de cama de cama e de uso pessoal, kits limpeza e outros itens para famílias de acampamentos de Linhares e Aracruz. Também irá possibilitar custeio de gasolina para caminhões e tratores a serem utilizados em uma brigada para dar suporte a essas famílias.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/