Segunda, 29 Abril 2024

Prefeitura de Vitória inicia estudos para criar plano de mobilidade urbana

Prefeitura de Vitória inicia estudos para criar plano de mobilidade urbana
Técnicos da Prefeitura de Vitória iniciaram nesta semana os estudos que deverão subsidiar o Plano Municipal Diretor de Mobilidade Urbana (PDMob), que prevê a organização da circulação de pessoas e cargas pela cidade, além de incentivo aos modais sustentáveis. 
 
Para isso, segundo a prefeitura, técnicos das secretarias de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) estão nas ruas para realizar os estudos. Um edital de licitação também será lançado para contratação da empresa que irá conduzir os trabalhos. 
 
O secretário de Transportes, Max da Mata, prometeu discutir com os moradores, organizações sociais e representantes de todos os segmentos da sociedade o modelo de transporte e a infraestrutura viária. "Os moradores vão discutir soluções para a circulação na cidade e isso inclui desde a acessibilidade das calçadas, até a ampliação da malha cicloviária e criação de infraestrutura para o uso da bicicleta, como a instalação de paraciclos e o sistema de compartilhamento", pontuou.
 
Segundo a Lei Federal 12.587, publicada em janeiro deste ano e que exige o plano às cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes, o PDMob deverá ser concluído até 2015 e priorizar o incentivo ao transporte público coletivo e aos meios de transporte não motorizados; a integração entre os diferentes modais, e o incentivo a modelos sustentáveis.
 
De acordo com a prefeitura de Vitória, a implantação dos corredores exclusivos para ônibus, conhecido como BRT (Bus Rapid Transit), e do aquaviário deverão colaborar com o plano municipal de mobilidade. 
 
Max da Mata afirmou que a elaboração do Plano Diretor vai promover novas discussões para a cidade, como restrição a veículos motorizados em locais ou horários pré-determinados; o estabelecimento de padrões de emissão de poluentes, e a dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas ao transporte público coletivo e a veículos não motorizados.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/