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Quinta, 21 Janeiro 2021

​Prefeitura multa agência da Caixa por formação de filas em Barra de São Francisco

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O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD) ameaça retirar a folha de pagamento dos servidores municipais da agência da Caixa Econômica federal I(CEF) se não for resolvido o problema de atendimento à população. No último dia 7, a agência da Caixa na cidade foi multada, por desobediência à legislação municipal, que limita em 30 minutos o tempo de espera para atendimento bancário, a fim de evitar a formação de filas de clientes, principalmente provocadas em dias de pagamento de auxílio emergencial. 

Nesta segunda-feira (11), centenas de pessoas se aglomeravam em uma fila extensa de acesso à agência local da Caixa. A prefeitura anunciou que vai fazer uma autuação por dia, se a instituição não providenciar um local adequado para atender aos seus clientes. Na primeira autuação, no dia 7, a multa foi de R$ 1.895,00, baseado em duas leis que limitam em 30 minutos o tempo de espera de clientes para serem atendidos em agências bancárias na cidade. 

O problema tem sido recorrente na Caixa, principalmente a partir de abril de 2020, quando começarem os pagamentos do auxílio-emergencial do governo Federal por conta da pandemia do novo coronavirus. 

Em nota, a prefeitura afirma: "A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco lavrou, no último dia 07.01.2021, multa contra a agência da Caixa na cidade, por desobediência a legislação municipal que limita em 30 minutos o tempo de espera para atendimento bancário. Para além desta ação, da qual cabe impugnação, a Prefeitura vai notificar a agência para que providencie local adequado de atendimento aos seus clientes, acabando com a fila externa no estabelecimento".

Também em nota, a Caixa diz que vem realizando "ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos. Entre as ações adotadas, na Ag Barra de São Francisco (ES), é possível citar a triagem das filas antes mesmo da abertura da unidade e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento. Somado a isso mantém sinalização/delimitação do piso externo da agência, além de recepcionistas que auxiliam na organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas".

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