Sexta, 26 Abril 2024

Shoppings reabrem no ES em pleno crescimento exponencial da pandemia

lenise_loureiro_ademir_ribeiro_secom Ademir Ribeiro/Secom
Ademir Ribeiro/Secom

Ao invés de medidas firmes para aumentar o isolamento e o distanciamento social, o governo do Estado contenta-se em "não aumentar a interação social". É o que ficou claro com a última decisão tomada dentro do Plano de Convivência com a Pandemia, autorizando a reabertura dos shoppings centers a partir da próxima segunda-feira (1). 

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (29) pela secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, alegando que a principal referência para a decisão foi a experiência da reabertura do comércio de rua nas últimas três semanas.

"Quando abrimos o comércio de rua, a interação não subiu tanto. Vimos que é possível reabrir os shoppings. Havendo o compromisso de todos em ir a esses espaços em momentos de necessidade, com comportamento responsável por todos, essa interatividade não será aumentada", declarou a secretária.

As regras detalhadas a serem seguidas pelos lojistas estão estabelecidas em decreto que será publicado neste fim de semana em edição extra do Diário Oficial. Em linhas gerais, antecipou Lenise, o funcionamento será apenas de segunda a sexta-feira, em três horários: lojas âncoras, semi-âncoras e megalojas, de 12h às 18h; lojas de alimentação, de 12h às 16h, com afastamento maior entre as mesas; e demais lojas satélites, de 14h às 20h. Academias seguem autorizadas a abrir, conforme Portaria Sesa 094-R, havendo ainda proibição da entrada de crianças até 12 anos e controle sobre formação de filas. 

Continuam vedados os cinemas, teatros e eventos, da mesma forma que ocorre fora dos shoppings. A renovação da proibição, até o dia 30 de junho, também será publicada em decreto neste fim de semana. "O shopping não terá caráter de espaço de lazer". 

Como "compensação" ao esperado aumento da interação social e diminuição ainda mais perigosa do distanciamento social – que mantém tendência de queda lenta e gradual nas três últimas semanas e afasta-se cada vez mais do mínimo de 55% de isolamento buscado pelo governo do Estado – Lenise citou a decisão por fechar o comércio não essencial dos municípios de risco moderado do Estado. "A gente quer um plano de convivência que não sacrifique demais um ou outro segmento", argumentou.

Painel Covid

O Painel Covid desta sexta-feira (29) confirmou mais 786 casos e 31 óbitos, totalizando 13.161 e 569 respectivamente até o momento. A ocupação de leitos de UTI está em 79,76% no Estado e 89,45% na Grande Vitória. A taxa de letalidade, em 4,32%. O isolamento médio estadual foi de 47,9% na quinta-feira (28).

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/