Sexta, 29 Março 2024

Vitória terá primeira WikiHouse habitada do Brasil

casa_modular_divulgacao_br_cidades Divulgação

Estudantes e arquitetos voluntários estão trabalhando desde a segunda semana do ano nos preparativos da construção de uma WikiHouse, tecnologia de código aberto para construção de casas pré-moldadas com peças de encaixe feitas de madeira compensada. Segundo Augusto Alvarenga, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que coordena a implantação do projeto, será a primeira casa do tipo habitada no Brasil, já que existiram até o momento apenas experiências de desenvolvimento de protótipos.

Quem vai morar no local é seu Manoel, um ex-ajudante de marinheiro desempregado que teve seu barraco interditado no ano passado no bairro Consolação, na capital capixaba. Sua situação havia chamado a atenção de grupos de moradores e ativistas que distribuíam doações durante a pandemia, pois lá não havia banheiro, água ou energia, afetando as condições de higiene, além de buracos e frestas que o deixavam exposto às intempéries. Foi por meio do Coletivo Beco, atuante na região, que chegou-se ao contato com o grupo BR Cidades e uma equipe de professores e estudantes da Ufes, que criaram um projeto de extensão para desenvolver a casa.

Para realizá-la, foi feita uma campanha de financiamento coletivo pela internet, que conseguiu arrecadar recursos para a compra de material, corte e elaboração das peças e montagem do projeto. O barraco original foi derrubado e no mesmo local será construída a nova casa para Seu Manoel, contando com quarto e cozinha integrados, banheiro, área de serviço e varanda.

Divulgação
A nova casa se baseia no sistema WikiHouse, projeto de fonte aberta, ou seja, que disponibiliza livremente na internet a forma de planejar e construir casas com estruturas de madeira compensada. Além do WikiHouse, que mantém uma fundação de mesmo nome, outra inspiração vem da CAUH, uma empresa social argentina que realiza este tipo de construção, como mostra no vídeo abaixo.

Atualmente está sendo feita uma pré-montagem numa fábrica para a verificação dos encaixes, montagem e desmontagem. Algumas peças já irão encaixadas para cima do morro para facilitar já que o local de instalação não conta com espaço muito amplo para trabalho. Na próxima semana, os voluntários devem começar as mudanças para fazer a construção no alto do morro. As peças utilizam encaixe, não necessitando pregos, parafusos ou cimento para conectá-las. "É um material muito mais tranquilo de carregar do que saco de cimento e areia e tijolos", explica Augusto sobre um dos motivos de que tal formato foi escolhido para ser implementado.

O projeto que está sendo implementado no Espírito Santo é inspirado na metodologia da CAUH, empresa social argentina, e no projeto de conclusão de curso na Ufes feito por Clara Pittella. Arquitetos e estudantes que queiram participar da montagem da WikiHouse em Vitória podem entrar em contato pelo e-mail .

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 3

Jorge Luiz Melo Farias em Terça, 19 Janeiro 2021 10:03

Parabéns a Universidade, pelo relevante serviço que está prestando. Este é, e deverá ser sempre, o papel de uma Universidade Pública, inserir seus alunos em projetos e ações que tragam benefícios para eles e a população.
Parabéns.

Parabéns a Universidade, pelo relevante serviço que está prestando. Este é, e deverá ser sempre, o papel de uma Universidade Pública, inserir seus alunos em projetos e ações que tragam benefícios para eles e a população. Parabéns.
Marcos ramos garcia em Terça, 19 Janeiro 2021 19:30

Inovador...parabéns!

Inovador...parabéns!
Alancardek Araujo em Quarta, 20 Janeiro 2021 21:46

Seria fantástico se este projeto se transformasse em política pública.

Seria fantástico se este projeto se transformasse em política pública.
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/