Sábado, 27 Abril 2024

Alavantu!

As festas juninas se encerram com o dia de São Pedro e deixam saudades - até o ano que vem. Para as coisas boas o tempo demora a passar. Foi-se a metade do ano e nos preparamos para o que ainda vem por aí. O tempo não para e já não se pega o bonde andando. O ser humano, esse desconhecido sem rosto e sem identidade, é persistente: esquece o que não vale a pena lembrar mas espera que tudo melhore daqui a pouco. Ou no mês que vem.

*

Enquanto isso, na dança da vida vão rodopiando bons e maus, ricos e pobres, justos e pecadores, políticos e eleitores. Votantes e votados remam no mesmo barco, os primeiros se perguntando por que votei nesse cara, os segundos se perguntando se serão reeleitos nas próximas eleições. No circo ali do lado, o palhaço gargalha - Isso é que é coragem!

*

As chamadas festas juninas se esticam pelo mês de julho. Nos forrós animados, mais uma chance de usar o vestido de rendas e babados que nada tem de caipira e custou uma boa nota. A quadrilha é remanescente dos bailes requintados da corte francesa, em um tempo em que a França ditava a moda no Brasil. O americanismo superou, pior pra nós.

*

Quando criança em Alegre, as quadrilhas eram marcadas em francês: En avant tour, virou alavantu - todos em frente.. En arriere virou anarriê: Todos para trás. A gente não entendia mas se divertia do mesmo jeito, com vestidos de chita barata e muitos lacinhos de fita; uma rodelinha de ruge nas bochechas já coradas pela vida ao ar livre.

*

Já o casamento na roça é coisa nossa: o pai de espingarda na mão, o delegado e o padre. Totalmente machista: o sujeito só se casava porque o pai era bravo. E na mira de uma arma. As rezas e adivinhações, tão comuns nos tempos de antanho, não se usam mais. Caíram em desuso como o fogão de barro branco e picolé de groselha.

*

Havia tratados ensinando mil e um jeitos de achar casamento, segurar um namorado escorregadio, trazer de volta marido fujão. Ou saber se a menina sonhadora acharia seu grande amor perdido em algum lugar da imensa floresta humana. Põe água na bacia e deixe no sereno em noite de lua cheia; joga umas cascas de laranja dentro. De manhãzinha, as tiras de casca formariam a primeira letra do nome daquele com quem iria se casar. Não me lembro de nenhuma adivinhação apropriada para o lado masculino.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/