
A candidatura do senador Magno Malta (PR) à Presidência da República é vista no mercado político como um reflexo da atual fase que ele vive com a presidente Dilma Rousseff, numa relação que varia entre amor e ódio. No momento, ódio. O motivo seria o fato de Magno considerar que a petista não o recebeu como ele esperava para as conversas sobre o processo eleitoral deste ano, quando desejava erguer o palanque dela no Estado. Acabou o amor e, de uma hora para outra, o senador, que era Deus no céu e Dilma na terra, passou a disparar contra a gestão petista, liderando até movimento de rompimento de parlamentares do PR com o PT em nível nacional. O comportamento de Magno é resultado de um modo antigo e já conhecido de operar no mercado, sempre rodeado de incógnitas e colocando dificuldades em negociar com os demais partidos. Ele protagoniza carreira solo, é ele por ele mesmo, e quem quiser que aceite. Até agora, apesar dos pesares, é desta forma que ele tem garantido sua sobrevivência política. Mas, entendidos do assunto, costumam dizer que o senador não entende nada de estratégia. É apenas um grande marqueteiro.
‘Leque’
Quero só ver quem o PT vai escolher para ser o candidato do partido ao Palácio Anchieta. Roberto Carlos ou Givaldo Vieira, é isso mesmo? Enquanto isso, João Coser faz o jogo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Que ‘beleza’…
Nas redes
Depois da @rederenatocasagrande no Instagram, apareceu o #somostodoscasagrande no Twitter e Facebook. Nos dois casos, os autores se intitulam amigos e apoiadores do governador. Estão na rede para divulgar ações, jogar confete e levantar a bola de Casagrande, de agora até a reeleição.
Troca
Os bastidores políticos anunciam mudanças na Secretaria de Comunicação de Cariacica. Assumirá o setor o jornalista Emerson Cabral, que atua na Secretaria de Comunicação de Vila Velha. Atual secretária de gestão de Juninho (PPS) é Emanuela Lobato. Nos sites oficiais, porém, os dois continuam no antigo posto.
Balança
Já em Vila Velha, dizem que a secretária de Comunicação, Valéria Morgado, não tem assegurada sua permanência à frente da pasta. A conferir.
No comando
Quem continua dando as cartas nas áreas de comunicação dos prefeitos ligados a Hartung (PMDB), como Rodney Miranda (DEM), é o ex-vice-prefeito de Vitória e hartumguete de carteirinha, Tião Barbosa. Mexe em Vila Velha, Cariacica e Aracruz.
Agenda
Aberto o período para a realização das convenções, os partidos políticos começam a agendar seus encontros. No Estado, o PPS define candidaturas na próxima segunda-feira (16) e o PRB no domingo (22 ) – o primeiro na Câmara de Vitória e o outro na Escola Professor Duarte Rabelo, Praça do Cauê. Logo, logo aparecem os demais.

Comentários sobre a exposição criada pelo deputado estadual Dary Pagung (PRP) em seu gabinete, para homenagear os jogadores capixabas que já vestiram a camisa da Seleção Brasileira: a ideia é interessante, faltaram foi capricho e bom gosto. Olha aí:
Segue…
Mas ó, Dary jura que a exposição é sucesso total. E tem até horário de visita, das 9 às 18 horas. Sei não.
140 toques
“Hoje [terça-feira, 10] fazem 15 anos que perdemos o companheiro Otaviano de Carvalho. O tempo não apaga a saudade e nem diminui a nossa admiração. Otaviano, presente!”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Negocie com estranhos como se fossem irmãos, e com irmãos como se fossem estranhos”. Curtis L. Johnson