Quarta, 24 Abril 2024

Antes e depois

 

Muitos dos votos que elegeram Juninho (PPS) prefeito de Cariacica foram motivados por sua principal promessa de campanha, a isenção de IPTU para quem mora em rua sem pavimentação e sistema de esgoto no município. Mas passada a eleição, o que parecia ser uma iniciativa imediata, ganhou contorno de longo prazo. Basta considerar as declarações de Juninho já como prefeito eleito, que vão desde a realizar um estudo sobre o assunto, a encaminhar para a Câmara uma reforma tributária. Em todos os casos, o popular-socialista admite que o resultado não será rápido. No entanto, o ano está acabando e logo mais os moradores receberão seus carnês de IPTU. A eles não foi informado durante a campanha que entre querer e realizar, o prefeito eleito precisaria de tempo. E sabe-se lá quanto tempo. O caso entra para a lista dos exemplos de como os discursos mudam antes e depois dos pleitos. Resta saber como essa bomba cairá no colo dos eleitores. Pagarão o IPTU?
 
Antes e depois II
No município, já circula comentários de que com a isenção para esses moradores, a prefeitura deixaria de arrecadar R$ 7 milhões. Se os moradores não pagarem o próximo carnê, como fica a situação para Juninho? Lembrando que 2013 começa com perdas financeiras. 
 
Antes e depois III
Quem também mudou o discurso logo depois das eleições foi o prefeito eleito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). Ele que prometia fazer e acontecer no período eleitoral, com ações incisivas, depois de eleito adotou postura cautelosa em relação a suas promessas de campanha. No caso das enchentes, Rodney atribuía à incompetência do prefeito Neucimar Fraga (PR), garantindo pôr fim ao suplício dos moradores Agora, já fala em minimizar o problema. 
 
Participativo
Já o prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), dá o pontapé inicial em sua promessa de campanha, o gabinete itinerante, na próxima terça-feira (20). Até o dia 13 de dezembro, serão realizados encontros com moradores em oito bairros, nesta ordem: Jardim Camburi, São Pedro, Praia do Canto, Maruípe, Bento Ferreira, Centro, Santo Antônio e Continental. 
 
Participativo II
Luciano Rezende, aliás, mobiliza a população pela internet. Convites chegam ainda por email. Exemplo de bom uso das redes sociais.
 
Alerta
Também na próxima terça, o Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) realiza a V Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra. Objetivo é cobrar do Estado políticas públicas em favor desta parcela da população, vítima constante de marginalização e assassinatos. 
 
Entrevista
A TV Al Jazeera, da Arábia Saudita, está atrás do ex-delegado capixaba Cláudio Guerra, que participou de uma centena de mortes como matador e estrategista do Serviço Nacional de Informações (SNI), durante o período militar. 
 
Novidade
Carminha Corrêa Jecko lança o livro Despertar dos Sentidos, ilustrado com obras do artista plástico Phillippe Jugnet, na próxima quinta-feira (22), às 18h30, no Hotel Bristol da Praia do Canto, em Vitória. 
 
140 toques
“O superporto de Açu está em obras; o superporto de Ilhéus ganhou a LI [Licença de Instalação] do Ibama nesta semana; e o superporto do ES ainda discute para onde vai”. (Ex-secretário de Desenvolvimento de Vila Velha – Octaciano Neto – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Mantenha boas relações com os oficiais certos e eles derrubarão o governo para você”. Noam Chomsky

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/