O Ibope, para tentar se regenerar perante o mercado, desenvolveu recentemente um instrumento de medição denominado Antropomedia, um estudo realiza reflexões sobre consumo, interação e significado dos meios na vida das pessoas.
Esse projeto procura desvendar os hábitos e as novas experiências midiáticas em 10 países da América Latina. Com 98% da população destes países sendo televisivos, ou seja, telespectadores de TV, este elo é absoluto.
No Brasil, inclusive, 64% tem aparelhos em casa. Já o rádio é ouvido semanalmente por 70% da população – número bem maior que a média dos latino-americanos, que é de 66%.
O rádio desempenha um papel fundamental no dia a dia dos brasileiros, especialmente por ser uma importante fonte de informações. E nisso, o horário mais comum para se ouvir rádio no Brasil é na parte da manhã.
O rádio continua sendo o mais importante veiculo de comunicação para o povo brasileiro, quiçá da América Latina. Mesmo com o surgimento de novas plataformas, o aparelho de rádio comum é o mais utilizado por pessoas (75%), seguido pelo aparelho de automóveis (30%) e, em terceiro lugar, os aparelhos celulares (21%)
No caso, o Antropomedia só se referiu ao veículo rádio, mas estudou também a televisão, o jornal e os celulares em toda América Latina
PARABÓLICAS
Visitamos a Rádio ES nos seus 75 anos. Fomos bem entrevistados por John Gomes e recepcionados por Arthur Wernesbach e Jose Carlos Bachetti
Ana Paula é a promessa feminina nas edições para rádio e televisão. Já atuou na Rádio ES, Rádio Tribuna. É formada pela UFES
Jô de Souza continua mostrando versatilidade na AM América, provando que quando sabe a gente faz qualquer rádio, em qualquer frequência
Juliana Osório apareceu no Facebook. Ela foi das boas locutoras de FM de Vitória tempos atrás.
MENSAGEM FINAL
Se resistimos às nossas paixões, é mais pela fraqueza delas que pela nossa força. Duque de La Rochefoucauld