quarta-feira, junho 25, 2025
19.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 25, 2025
quarta-feira, junho 25, 2025

Leia Também:

Barrada

Informações de bastidores sobre a escolha do novo presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, vaga aberta com a ida de Sérgio Borges para o Tribunal de Contas, apontam os responsáveis por armar a famosa cama-de-gato para cima da deputada estadual Luzia Toledo (PMDB): o seu próprio colega de partido José Esmeraldo e o pedetista Euclério Sampaio. O motivo seriam as divergências políticas dos dois em relação à deputada. Resultado: tão logo se consolidou um movimento de consenso em torno do nome dela, Esmeraldo e Euclério chiaram, virando obstáculo à escolha. A essa altura, com o nome do vice-presidente da comissão, Atayde Armani, já fora do circuito – o DEM tem muito espaço na Casa -, a jogada foi colocar o nome de Dary Pagung (PRP) na roda, estratégia que fechou a questão. Conhecido por seu perfil cordato, não teria como ninguém se opor a Dary, nem a própria Luzia. Muito menos cogitar uma disputa interna, o que nem é prática da Assembleia nessas situações. No caso de Euclério, não surpreende. Mas Esmeraldo…
 
No alvo
O senador Magno Malta (PR) está atirando em todas as frentes para cima do governador Renato Casagrande. Não faz mais críticas somente à área de segurança, como de costume. Já ampliou para a saúde e até para a história dos “bicos” feitos por policiais para complementa renda. Tudo virou débito de Casagrande. Tentativa de desgaste não deve ser à toa. 
 
Mais alto
A propósito, a coluna Felipe Patury, da revista Época, jura que Magno não desistiu de se candidatar à Presidência da República e ainda se esforça para isso. Este seria o plano A do senador. Candidatura ao governo do Estado é segunda opção.
 
Gaveta
Está na pauta da sessão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desta quinta-feira (21) o julgamento da prestação de contas da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, gestão de Theodorico Ferraço (DEM), referente a 2012. “Ok”, mas cadê as anteriores, de Claudio Vereza (PT), César Colnago (PSDB) e Cia?
 
Despedida
Por falar em Assembleia, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, presta contas de sua gestão na nesta terça-feira (19) na Casa. Muita gente costuma passar por lá, com o mesmo propósito. Mas presidentes do TJES, não. Vai ser aquela troca de gentilezas, como sempre.
 
Péssimo exemplo
Frase do senador Ricardo Ferraço (PMDB), no Twitter: “19 mil flagrados sem habilitação. Atitude inadmissível, que expõe pedestres e motoristas a riscos incalculáveis”. Concordo. Mas, assim, vindo de um senador que perdeu a carteira de motorista por excesso de velocidade, soa no mínino contraditório. Faça o que eu falo…
 
Mina de ouro
Fora aqueles que já conhecemos de cor e salteado, outros políticos começam a voltar os olhos para esse lance de igreja, evangélicos e etc. Nesta segunda-feira (18), a deputada estadual Lúcia Dornelas (PT) vai homenagear o Jubileu de Prata da Paróquia São Pedro de Jacaraípe. Outro dia, o vereador de Vitória Rogerinho Pinheiro (PHS) entregou nada menos do que 73 medalhas a membros da Igreja do Evangelho Quadrangular.
 
Novela
Depois de anos e anos, a nova sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na Enseada do Suá, em Vitória, finalmente parece que vai sair. Ato no Diário Oficial, do Instituto de Obras Públicas do Estado (Iopes), trata da prestação de serviços para instalações de equipamentos, racks, acessórios e blá,blá,blá. Vai chover.
 
Em todas
A empresa Viesa Alimentação Ldta, acusada de fornecer comida estragada a presídio do Estado, continua sendo premiada pelo governo. Além dos aditivos com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), desde o período de Anselmo Tozi aumenta a lista de contratos também com a pasta de Saúde. No mais novo deles, arrematou R$ 1,47 milhão, por dispensa de licitação, para serviços no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória.
 
140 toques
“[…] e quanto mais se aproximar o verão, maior será o efetivo nas ruas do município”. (Vereador de Vitória Serjão Magalhães – PSB – no Twitter)
 
PENSAMENTO:
“Na política, a traição é a regra”. José Eduardo de Andrade Vieira

Mais Lidas