Terça, 23 Abril 2024

Caramanchão

No sobrado que a família morava em Cachoeiro, havia um caramanchão tapado de bougainville vermelhinhas. Esta armadura de madeira florida dava boa sombra, principalmente a entrada, após as escadas.

Passei boa parte de minha infância neste terraço, mas sem dar o devido valor ao caramachão. Hoje fico imaginando como conseguiam colocar as hastes sustentadoras, sem ficar no cão (cimento) ou pregar em qualquer lugar.
O caramanchão era autossustentável, totalmente equilibrado em suas hastes de madeiras. As flores que ficavam por toda a sua parte superior eram leves.

Depois, vendo alguns filmes, principalmente os que se passavam em Quintas Italianas, comecei a ver os caramanchões, iguais o que tinha no nosso sobrado, na esquina da rua Capitão Deslandes com 7 de Setembro.

Meus avós Humberto e Rosária construíram um belo sobrado, com muitos quartos, ampla cozinha e terraço com caramanchão. O parapeito do terraço dava para a 7 de setembro e dali se via Rádio Cachoeiro, no fim da rua.

O terraço com o caramanchão e o parapeito marcaram meus primeiros anos, e lá na frente, estava a ZYL-9, onde tudo começou na minha vida profissional em Cachoeiro e depois em Vitória.

PARABÓLICAS

Jotinha é atualmente o mais ativo repórter em ação no futebol capixaba. É da Rádio ES.

Tem uma estranha sensação que os emissores gospels estão perdendo a força em suas programações. Será?

A Cultura FM de Castelo, do Cesar Nemer, continua mandando no sul do Estado, com sua programação aguerrida.

Com desaparecimento por Covid da radialista Rosemarrie Sanglaard, a Colina FM de Guarapari continua com sua programação, mantendo boa audiência.

E lá no norte, a aguerrida Musical FM é líder de audiência em São Mateus, com uma das melhores equipes do rádio do Espírito Santo.

ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM

ACESSE: TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
Bee Gees - Love So Right
https://www.youtube.com/watch?v=tfbEJbUOW_0

MENSAGEM FINAL
"Tire todas as togas dos bons juízes que viveram na face da Terra ao longo dos tempos e elas não serão suficientes para cobrir a iniquidade de um só juiz corrupto. Henry Ward Beecher

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/