Terça, 19 Outubro 2021

Columba livia

Às vezes desconfio que amar caiu de moda. Vai morrendo devagar, que nem receita caseira de frango com quiabo. Eu sei, tem muita gente se casando, a população mundial continua crescendo. Mesmo assim, olhando a lista de filmes do Netflix, Amazon, Hulu e similares, só tem filme de pancadaria. Umas comedinhas românticas, dessas que a gente sabe que vai acabar bem não importa quais sejam os obstáculos, estão no final da lista, depois do Que tal ver de novo. Com um adendo - Tem certeza?

*

Mas o que move o mundo é o amor, e não a pancadaria, e se revela nas formas menos imaginadas. Em um dos muitos apartamentos que ocupei na vida, um casalzinho de pombos recém-casados se instalou sem cerimônia na minha varanda. Estive fora por algum tempo, e portanto eles concluíram que o local era inabitado. O vaso de begônias secou, dando a eles a base ideal para o futuro lar - já estava mobiliado.

*

Pombos são aves bonitas e simpáticas, mas não muito asseadas, e quando regresso minha varanda está um horror. Reclamo com o condomínio, e eles sugerem retirar o vaso de planta - Sem o mobiliário eles vão embora, disseram. Limpei a área, e ao retirar a ex-begônia, qual não é minha surpresa ao ver alguns ovinhos amadurecendo ali dentro. Quem disse que o amor está morrendo? Tranquei a varanda, corri as cortinas - deixem os filhotes nascerem e tomarem rumo.

*

A Columba livia, ou seja, o pombo ou rola, é uma ave simbólica, cultuada desde tempos antigos, sendo homenageado em muitas canções. Teve papel importante na bíblia e em muitos momentos da história e da ficção. Pombos-correio ajudaram os aliados nas duas grandes guerras. Enfeitam praças e jardins, mas têm o inconveniente de transmitir doenças: 70 diferentes micro-organismos perigosos para os humanos, e o pior deles é a salmonella. Portanto, por mais que me doesse, quando os filhotes nasceram, chamo o serviço de remoção de animais.

*

Preço mínimo: $ 2.000,00. Por uma familiazinha de pombos? Nem tem que subir no telhado, estão ali na varanda. Não deram desconto. Segunda opção: bota lá veneno de rato. Recusada. Me deram o telefone do serviço de proteção aos animais em vias de extinção. Tenho um probleminha…Pombo não está na nossa lista. Mesmo assim vieram, olharam - Não podemos remover, tem uns ovinhos no vaso de planta...Quando nascerem, remova o vaso de plantas. Aguardei a segunda leva, limpei a varanda, retirei o vaso de plantas. Foram-se?

*

Voltaram. Um vizinho no elevador trouxe a salvação, Tem pombo na varanda? Conto que já fiz de tudo, já tirei tudo…Ele: Tira o foco de luz da parede. Nunca mais voltaram, mas às vezes sinto falta daquele arrulhar constante, soando quase como uma declaração de amor.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 19 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/