Domingo, 28 Abril 2024

Conveniência

 

A manifestação da deputada estadual Janete de Sá (MD) na sessão desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa, quase um “rasga seda” aos colegas de plenário Glauber Coelho (PR) e José Esmeraldo (de saída do PR), tem cheiro de formalidade. Apenas uma cordialidade pública para tentar passar uma impressão diferente do que tem sido divulgada na imprensa nos últimos dias, principalmentem em relação a Glauber - Janete é apontada como principal obstáculo à entrada dele  na Mobilização Democrática, por receio do cachoeirense atrapalhar sua reeleição em 2014. É mais prudente, portanto, que Glauber não leve a “gentileza” tão a sério, pois as portas não estão exatamente abertas. A deputada, que até outro dia ainda amargava sua derrota na última eleição proporcional, ficando com a suplência, sabe que sua candidatura à reeleição não é das mais fáceis. O que ela faz, agora, aproveitando a fusão do PPS com seu antigo partido, o PMN, é aproveitar a oportunidade para capitalizar. Janete saiu de um partido pequeno para um de média expressão, e vai com tudo em busca do equilíbrio necessário para garantir sua permanência na Casa. Tanto que está na doce ilusão de dividir os diretórios municipais meio a meio com o PPS. Anote ai: vai dar trabalho. E, provavelmente, mais do que de costume. 
 
Conveniência II
A propósito, vez ou outra Janete aparece em público com uma posição enfática sobre determinados assuntos, e logo depois muda o discurso, botando panos quentes. Desde a criação da MD, então, virou mania. Basta lembrar da briga por espaço em pé de igualdade com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. 
 
Crédito
Dia desses, em encontro petista, a presidente Dilma Rousseff manifestou gratidão ao senador Magno Malta (PR). Seria um sinal? 
 
Incerto
O PSDB tem como estratégia formar chapa pesada para deputado federal na disputa do próximo ano, contando com o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho. Mas não é esta a informação que circula entre os “chegados” ao tucano. Max não tem essa definição consolidada. Prefere a Assembleia Legislativa.
 
Incerto II
Por falar em ex-prefeito de Vila Velha, apesar das propostas de novo partido anunciadas para Neucimar Fraga, parece que quem abriu mesmo as portas para ele foi o PTB. 
 
Reforçou
Em passagem por Belo Horizonte (MG), para inauguração da nova sede do PSDB, o ex-prefeito de Vitória e ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas afinou o discurso do partido em prol da candidatura presidenciável do senador Aécio Neves. Medida necessária após resistência da ala do tucanato paulista ao projeto, puxada pelo ex-governador José Serra. Como não poderia deixar de ser, Luiz Paulo aproveitou também para sair de tiroteio em cima do governo Dilma.
 
Mexeu
O governador Renato Casagrande mudou o maçom Sérgio Gianordoli de posto. O demista que disputou vaga na Assembleia Legislativa em 2010, ligado ao prefeito de Vila Velha Rodney Miranda, do mesmo partido, não responde mais por uma subsecretaria na pasta ambiental do Estado. Passou para o campo da articulação entre o governo e os deputados estaduais, no cargo de subsecretário da Casa Civil para Assuntos Legislativos. De todo modo, continua na “sub”.
 
Amansou
O vereador de Vitória Serjão Magalhães (PSB) exagerou nos elogios ao poder público, representado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), na reunião do GTI Respira Vitória, nessa terça-feira (7). Marcar presença no encontro que propõe estabelecer novos padrões para emissões de poluentes na Capital não é favor, e sim obrigação do órgão ambiental, omisso há décadas em relação às transnacionais que geram inúmeros prejuízos aos capixabas. Leia-se, principalmente, Vale e ArcelorMittal. O Iema é corresponsável. 
 
União
Marcos Ortiz, ambientalista e médico naturalista, agradece a presença de 400 pessoas no evento realizado em solidariedade à família Sol da Terra, sábado passado (4), para arrecadar recursos que serão utilizados na reconstrução do restaurante tradicional do Centro de Vitória, soterrado por deslizamento de terra. A tragédia mobilizou uma ampla rede de doações, coisa bonita de se ver. 
 
140 toques
"Todo governo novo fica velho’ (causo contado na coluna do Claudio Humberto). O problema no ES é que há governo envelhecendo em apenas quatro meses”. (Roberto Belling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"Simular humildade é ser soberbo". Santo Agostinho

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/