Sexta, 26 Abril 2024

Crise à vista

No último fim de semana, Século Diário publicou uma matéria sobre as escolhas equivocadas do prefeito de Vitória João Coser (PT), ao abandonar seu perfil partidário para se alinhar ao grupo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB).



O prefeito acabou entrando em um processo de desgaste político que o deixou refém do grupo de Hartung. Agora, com a descoberta de que ele estaria trocando figurinhas com o ex-governador sobre a campanha de Iriny Lopes em Vitória, a coisa deve explodir dentro do PT.



Evidentemente, o PT hoje só tem olhos para a disputa, mas quando outubro passar, o partido vai ter que lavar roupa suja e a situação não deve ficar bonita para o lado do prefeito. Mais uma vez, é a interferência de Hartung no processo político que cria essas situações esdrúxulas.



Vale lembrar que Hartung deve boa parte de sua paz no governo à aliança com o PT. Aliança essa que ele descartou no início do ano, ao atacar o partido e sua deliberação pela candidatura própria em Vitória. Para Hartung, o PT foi arrogante ao defender um projeto próprio.




Na visão do ex-governador, o PT  só não seria arrogante se desistisse de uma estratégia nacional e de uma trajetória à frente da prefeitura, aderindo ao projeto dele, que sequer é filiado ao partido. Mas aí tudo bem, estaria dentro da lógica política de Hartung.



Mas Iriny bateu o pé e manteve o nome na disputa. O problema é que Hartung já havia armado uma teia na qual prendeu o prefeito. A colocação de seu aliado político de primeira hora, Tião Barbosa (PMDB), no cargo de vice, serviu para municiar Hartung contra Coser.



O ex-governador colocou seu projeto acima do grande favor que o PT lhe fez. Esse era o único partido capaz de fazer o enfrentamento a Hartung em seus oito anos de governo, mas não fez. Assumiu uma postura de silêncio, seja na Assembleia Legislativa, seja no mercado político em geral. Isso ficou no passado.





Fragmentos:



1 – Essa história de que quem está na frente não deve aparecer em debate, para evitar desgaste, é uma faca de dois gumes. Se o candidato que foi for esperto, pode impor o desgaste ao oponente, que ausente, não tem como revidar.



2 – Alguns candidatos têm mostrado pomba e circunstância no programa eleitoral, mas isso seria só fachada. Estão acumulando dívidas e se complicando financeiramente. O socorro das Nacionais parece que ainda não chegou.



3 – Nesse entrevero entre Iriny e Coser, a deputada federal, independentemente do resultado da disputa, vai sair fortalecida. Já Coser, com suas escolhas equivocadas...

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/