Sexta, 26 Abril 2024

Estatais estrangeiras

A BBC de Londres, a Voz da América, Deutsche Welle germânica e a rádio Vaticano. Todas são emissoras estatais, mas com grande capacidade de conteúdo e alcance. Existe outra, já famosa, que é a Al-Jazira. O que aprendemos com elas? O profissionalismo, o respeito, a tecnologia, o dinamismo.


Os últimos governos dos Estados Unidos não têm dado continuidade à importância da VOA (Voz da América), que teve seu momento épico nas guerra fria, com a Rússia e Cuba. Muitos serviços de língua estrangeira foram desativados ultimamente e quase não se ouve mais a Voz da America. Uma pena.


A Rádio Vaticano, ao contrário do que muitos pensam, não possui somente programação católica. Existem excelentes programas culturais e de valorizar a cultura da Itália. A qualidade do conteúdo é muito moderna e mantém a tradição de rádio romana.


A BBC se especializou e venceu o estigmatizo britânico, ficando mais cosmopolita em relação a sua programação. Continua a falar para todo mundo com seus programas de pesquisa, de reportagem investigativa, aliada ao esporte e a cultura. Possui duas ou três FM’s que exploram o segmento jovem e também de programação adulta.


A Welle segue o mesmo padrão de suas coirmãs estatais. Programas culturais e de promover debates políticos e culturais. A música fica por conta do erudito e clássico.

Em voga está a RFI, ou seja, a Rádio França Internacional, com seu socialismo explícito em sua programação. Tem um ótimo serviço no Brasil.


Aqui chegamos a ter uma emissora do mesmo quilate em importância, a Rádio Nacional. Marcou época no passado, mas o conteúdo era um pouco abaixo da crítica. Hoje o governo tenta reerguê-la em várias tentativas, mas em vão. O Brasil tem forças ocultas na política que impedem tal processo.


ACESSE: http://jrm50anos.blogspot.com.br/


PARABÓLICAS


O inoxidável Jô de Souza agora presta sua experiência e seus talentos ao Grupo Tribuna.


A Cor da Vida vai seguindo com boa audiência na Grande Vitoria. Ela pertence ao combativo ex-senador Magno Malta.


Luis Claudio Silva, o bezourão, faz um bom trabalho em seu estúdio de gravação ultramoderno na Praia da Costa.


E o Amaro Neto. Politicamente se prepara para qual prefeitura?  Um exercício para o governo.


MENSAGEM FINAL

Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido. Fernando Pessoa

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/