
Na polêmica desta semana que deu o que falar em relação à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), comandada por Octaciano Neto, as críticas mais sintomáticas partiram, sem dúvidas, de Guerino Zanon (PMDB). Primeiro pelo tom, depois devido às relações pra lá de estreitas dele com o grupo do governador Paulo Hartung (PMDB). É que Guerino, como circula nos bastidores, já estava pé da vida antes mesmo da bomba que estourou agora, do mapa das barragens. No norte do Estado, vem a possível explicação. Recentemente, depois de uma solenidade da Seag em Sooretama, uma comitiva teria resolvido “dar um pulo” em Linhares, “casa” de Guerino. Formada por Octaciano, o vice-governador César Colnago (PSDB), e o presidente da Câmara – também tucano -, vereador Miltinho Colega, dizem que os três circularam pelas ruas da cidade com muito aperto de mão e em pleno clima de campanha. Pois bem. Guerino, como se sabe, pretende voltar à prefeitura no ano que vem. E Miltinho, depois de quase sair do PSDB, é cotado como candidato ao mesmo posto, com incentivo de Colnago. Resultado: o caldo entornou.
Sumido
É impressão ou o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PSD) desacelerou nas articulações políticas?
Novidade
O empresário do ramo de comunicação Idalécio Carone Filho se filiou ao PR, do senador Magno Malta, e será a aposta do partido para deputado federal. Idalécio é dono da Rede TV ES. A disputa é só em 2018, mas ele já está em campo.
Lenha na fogueira
O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) resolveu provocar um debate em seu Facebook com a declaração do governador Paulo Hartung (PMDB) de que é contra o impeachment da presidente Dilma. “Ela deve sair?; Ela não deve sair?; Responda por favor”. A postagem tem mais de 100 comentários.
No encalço
A propósito, é lá também o local em que Marcelo Santos cutuca, com bastante frequência, o prefeito de Cariacica Juninho (PPS). O município é o reduto eleitoral do deputado, que anunciou candidatura à prefeitura em 2016.
Tem efeito?
O governador Renato Casagrande (PSB) voltou a usar suas redes sociais para falar da “farsa do Estado desorganizado”, após entrevista de Hartung à Rádio CBN.
Não perde uma
Por falar em Hartung, ele esteve em Castelo, terra de Casagrande, nesta sexta-feira (30) e, como não poderia deixar de ser, marcou território, em entrevista à Rádio Cultura.
Perdeu ponto
Quem participou da audiência pública para discutir o problema da água em São Mateus (norte do Estado), nessa quinta-feira (29), conta que moradores abandonaram o auditório quando o deputado estadual Eustáquio de Freitas (PSB) defendeu a concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para a iniciativa privada.
Nem aí
A venda do serviço é o desejo do prefeito Amadeu Boroto (PSB), que nem passou perto da audiência. Boroto, aliás, vai de mal a pior. O que tem de insatisfação em relação a ele não é brincadeira. Protesto atrás de protesto.
Procura-se
Não é só o Fórum Cível e Criminal que saíra do Centro de Vitória. O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) publicou “Chamamento Público” para aluguel de imóvel para as três Varas da Infância e Juventude de Vitória. Tem uma lista de exigências, entre elas, ter 1.500 metros quadrados. São 13 as opções de bairros e o contrato terá vigência de cinco anos.
Nas redes
“A chuva chegou e, mesmo com tantos alertas, mais uma vez a administração do prefeito Luciano Rezende [PPS] não fez a sua parte, mostrando que falta competência, gestão e planejamento”. (Vereador Reinaldo Bolão – PT – sobre os bueiros entupidos na Capital).
PENSAMENTO:
“Tudo tem uma moral; basta encontrá-la”. Lewis Carroll