Neste ano de 2013, apesar dos pesares, o rádio registrou um crescimento em faturamento de 9,6% em comparação com 2012. O faturamento em 2013 foi de R$ 970 milhões. Ano retrasado foi menor, R$ 858 mi. Mesmo assim são cifras consideráveis.
Ao longo do ano, o mês que teve mais representatividade neste faturamento foi setembro, com um crescimento de 15% e um faturamento de R$ 109 milhões. A economia foi bendita para o rádio e o setor não pode reclamar.
Já a TV (aberta) teve um crescimento no ano de 7,11%. Até este fim do ano; a TV faturou 15 bilhões ante 14 bilhões em 2012. O mês de setembro foi também o que puxou o maior faturamento da TV: 21,5% maior que o mesmo mês de 2012.
Como se pode notar, a diferença de faturamento entre os dois veículos é grande, não por audiência, mais por valores quadriplicados nos valores das inserções. Sempre foi assim e assim será.
Somente a TV Globo, através da Globo Marcas, que detém, por exemplo, os direitos de transmissão da Copa do Mundo, tem perto de 100 contratos fechadíssimos com 80 fabricantes em 13 categorias.
Na Globo, a Copa, juntamente com o futebol, foram os responsáveis pelo maior plano de comercialização já realizado no País. As oito cotas da Copa significaram para as Organizações Globo um total de R$ 1,4 bilhão, as seis do futebol (2014) R$ 1,1 bilhão.
Como se pode notar, a Globo tem o monopólio quando se refere à comercialização da televisão no Brasil.
PARABÓLICAS
A rádio Kairós FM, de São Mateus, é de origem católica, mas roda todo tipo de sucesso. Bem, quase todo tipo.
E a Band FM de Guarapari domina toda aquela área do entorno de Guarapari, sob o comando do Ricardo Conde
As premiações da Super FM do Kazinho tem desde Iphones a cursos de petróleo e gás, churrascos de fim de ano, etc.
A bela DJ Jéssica Mallman tem um programa na Cidade Rock FM de Vila Velha toda as sextas à noite
MENSAGEM FINAL
Diferença de idade é irrelevante. O que interessa é a cumplicidade e o sentimento que liga duas pessoas. Cristina Prochaska