Sexta, 19 Abril 2024

Ganha-ganha

Mais do que resolver a pressão em cima do governador Renato Casagrande sobre o escândalo do Iases/Acadis e buscar uma alternativa honrosa para o ex-secretário de Estado de Justiça (Sejus) Ângelo Roncalli (foto), citado nos episódios de corrupção, a saída dele da pasta seria estratégica também para tirar o processo do Tribunal de Justiça do Estado (TJES). Como Roncalli não tem mais foro privilegiado, o inquérito da Operação Pixote desce para a Vara Criminal de Vitória, onde percorrerá trâmite mais lento e com uma diferença e tanta, ao reduzir o controle do presidente do Tribunal, Pedro Valls Feu Rosa. Com o cerco fechado pelo desembargador, não há sequer um integrante do grupo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) disposto a encará-lo. Até mesmo porque o chumbo é grosso. A manobra deixa tudo mais fácil. Não será surpresa alguma se Roncalli sair ileso de mais esta. Está bom pra você?

 
Cara de um...
Além de Hartung, quem também samba dentro do governo Casagrande é Rodney Miranda (DEM), com o pernambucano André Garcia emplacado na Sejus. Mal entrou e já passou a régua no pessoal que deu informações ao delegado Rodolfo Laterza, com a mesma maldade comum aos tempos passados. O governo atual é ou não a extensão do governo PH? 
 
Nem disfarça
Aliás, André Garcia mostrou muito rápido ao que veio. Em 24 horas decidiu quem presta e não presta dentro do sistema, segundo seus próprios interesses, para então começar a limpar a área. Perseguição e retaliação logo aos servidores que colaboraram com o delegado Laterza? Que coincidência incrível...
 
Mal na fita
Por falar nisso, o Iases é tão mal administrado que após a operação policial não houve sequer o cuidado de desvincular a imagem de Casagrande à do colombiano Gerardo Mondragón, ainda preso. O site da autarquia, no link “Gestão Compartilhada Iases x Acadis”, estampa foto de Mondragón e Casagrande, em evento no TJES, à época presidido por Manoel Alves Rabelo. Excelente para o governador. 
 
Tiro no pé
A alavancada de Rodney Miranda (DEM) na disputa à prefeitura de Vila Velha é atribuída a diversos fatores, mas ninguém contribuiu tanto com isso do que o próprio prefeito Neucimar Fraga (PR). É que o republicano sempre pregou em sua gestão o mantra de que fazia obras com recursos enviados por Hartung, para marcar diferença de sua administração com o período Max Filho (PSDB). Colado a Hartung, agora Rodney colhe os frutos. 
 
Segue...
Ainda em Vila Velha, só falta o deputado estadual Hércules Silveira(PMDB) subir no palanque do demista.Os vereadores de sua seara  já foram despachados para a campanha.
 
Volta tempo
Se arrependimento matasse, o candidato à prefeitura Barra de São Francisco Enivaldo dos Anjos (PSD) já estaria enterrado. Liderança de comando em municípios do norte e noroeste do Estado, nas eleições passadas foi o responsável por completar a votação à reeleição do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), em compromisso firmado com Hartung. Agora, quem sobe no palanque adversário de Luciano Pereira (DEM)? Os próprios. Lelo e Hartung não conhecem lealdade. 
 
Aposta
Pesquisadores estão nas ruas de Vitória querendo saber a opinião dos capixabas sobre a poluidora Vale. Quem realiza o levantamento é o Instituto Futura. Se alguém duvida que o resultado será favorável à empresa, coloque o dedo aqui...
 
140 toques
“Código Florestal: afrouxar as exigências de reflorestamento é um retrocesso. Pena que, mais uma vez, o Senado tenha que votar uma MP a toque de caixa”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte”. Max Weber

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/