Mais do que resolver a pressão em cima do governador Renato Casagrande sobre o escândalo do Iases/Acadis e buscar uma alternativa honrosa para o ex-secretário de Estado de Justiça (Sejus) Ângelo Roncalli (foto), citado nos episódios de corrupção, a saída dele da pasta seria estratégica também para tirar o processo do Tribunal de Justiça do Estado (TJES). Como Roncalli não tem mais foro privilegiado, o inquérito da Operação Pixote desce para a Vara Criminal de Vitória, onde percorrerá trâmite mais lento e com uma diferença e tanta, ao reduzir o controle do presidente do Tribunal, Pedro Valls Feu Rosa. Com o cerco fechado pelo desembargador, não há sequer um integrante do grupo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) disposto a encará-lo. Até mesmo porque o chumbo é grosso. A manobra deixa tudo mais fácil. Não será surpresa alguma se Roncalli sair ileso de mais esta. Está bom pra você?
Ganha-ganha
Cara de um…
Além de Hartung, quem também samba dentro do governo Casagrande é Rodney Miranda (DEM), com o pernambucano André Garcia emplacado na Sejus. Mal entrou e já passou a régua no pessoal que deu informações ao delegado Rodolfo Laterza, com a mesma maldade comum aos tempos passados. O governo atual é ou não a extensão do governo PH?
Nem disfarça
Aliás, André Garcia mostrou muito rápido ao que veio. Em 24 horas decidiu quem presta e não presta dentro do sistema, segundo seus próprios interesses, para então começar a limpar a área. Perseguição e retaliação logo aos servidores que colaboraram com o delegado Laterza? Que coincidência incrível…
Mal na fita
Por falar nisso, o Iases é tão mal administrado que após a operação policial não houve sequer o cuidado de desvincular a imagem de Casagrande à do colombiano Gerardo Mondragón, ainda preso. O site da autarquia, no link “Gestão Compartilhada Iases x Acadis”, estampa foto de Mondragón e Casagrande, em evento no TJES, à época presidido por Manoel Alves Rabelo. Excelente para o governador.
Tiro no pé
A alavancada de Rodney Miranda (DEM) na disputa à prefeitura de Vila Velha é atribuída a diversos fatores, mas ninguém contribuiu tanto com isso do que o próprio prefeito Neucimar Fraga (PR). É que o republicano sempre pregou em sua gestão o mantra de que fazia obras com recursos enviados por Hartung, para marcar diferença de sua administração com o período Max Filho (PSDB). Colado a Hartung, agora Rodney colhe os frutos.
Segue…
Ainda em Vila Velha, só falta o deputado estadual Hércules Silveira(PMDB) subir no palanque do demista.Os vereadores de sua seara já foram despachados para a campanha.
Volta tempo
Se arrependimento matasse, o candidato à prefeitura Barra de São Francisco Enivaldo dos Anjos (PSD) já estaria enterrado. Liderança de comando em municípios do norte e noroeste do Estado, nas eleições passadas foi o responsável por completar a votação à reeleição do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), em compromisso firmado com Hartung. Agora, quem sobe no palanque adversário de Luciano Pereira (DEM)? Os próprios. Lelo e Hartung não conhecem lealdade.
Aposta
Pesquisadores estão nas ruas de Vitória querendo saber a opinião dos capixabas sobre a poluidora Vale. Quem realiza o levantamento é o Instituto Futura. Se alguém duvida que o resultado será favorável à empresa, coloque o dedo aqui…
140 toques
“Código Florestal: afrouxar as exigências de reflorestamento é um retrocesso. Pena que, mais uma vez, o Senado tenha que votar uma MP a toque de caixa”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte”. Max Weber