terça-feira, junho 24, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, junho 24, 2025
terça-feira, junho 24, 2025

Leia Também:

Gostinho

Em sua passagem por Brasília nessa quarta-feira (30), o delegado de Delitos de Trânsito, Fabiano Contarato, “debutou” no Senado. Quem o levou até lá foi o senador Magno Malta, presidente do PR, partido escolhido pelo delegado após intensas movimentações de bastidores no Estado. O gostinho de pisar na Casa, pela primeira vez como filiado e cotado a candidato da única vaga que será aberta na Casa no próximo ano, certamente aguçou o desejo de Contarato. O delegado foi citado por Magno na sessão que apresentou o projeto de alteração do Código Brasileiro de Trânsito e concedeu entrevistas no plenário. Tudo como manda o figurino. Se tinha ainda alguma dúvida, portanto, saiu de lá provavelmente disposto a entrar nessa empreitada. Só que tem um porém, a candidatura de Contarato depende de Magno encarar também a disputa ao governo do Estado. E, até agora, o senador demonstrou apenas proximidade com esse projeto, não bateu o martelo. Não seria então a hora de fazer o inverso? Contarato precisa levar Magno ao Palácio Anchieta. Quem sabe assim não aguça de vez e a história desempaca. O tempo voa.
 
Carreira solo
Diante da indefinição das alianças em torno da candidatura à reeleição de Renato Casagrande, o PCdoB resolveu caminhar sozinho na disputa proporcional de 2014. Os comunistas acham que têm um bom número de candidatos à Assembleia e gente nova com poder de fogo, como Cirilo de Tarso, ex-PSD, quem eles consideram capaz de receber 20 mil votos – para terror do deputado estadual Genivaldo Lievore (PT).
 
Carreira solo II
O PCdoB está confiante ainda com a candidatura de deputado estadual do médico Luiz Carlos Peruchi, ex-prefeito de João Neiva. O desejo dos comunistas, vale o registro, é permanecer com Casagrande.
 
Estratégico
Por que diachos a Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa convidou o presidente da Findes, Marcos Guerra, para a audiência pública sobre a poluição do ar dessa quarta-feira (30), destinada aos movimentos sociais?
 
Resposta fácil…
Para equilibra os lados. E Guerra fez isso direitinho, enchendo a bola da Vale e da ArcelorMittal.
 
Direto e reto
A propósito, o advogado Nelson Aguiar jogou lama no ventilador e disparou contra o Termo de Compromisso Ambiental (TAC) assinado entre o Ministério Público do Estado (MPES) e a Vale, com condições impostas pela própria mineradora. Acordo é pura figuração. 
 
Direto e reto II
Outro que acertou na veia foi Sandoval Zigoni Junior, da Associação de Moradores da Mata da Praia, ao indicar interferência de Otacílio Coser, do Grupo Coimex, para impedir participação dos moradores do bairro no debate sobre a poluição do ar. Não causa surpresa, relação entre empresariado, Iema e poluidoras é coisa antiga.
 
Apoio
“Resgatar um PT democrático, militante e socialista, este é o objetivo que nos move, que nos faz valorizar e construir o PT todos os dias”. É com esta frase que a deputada federal Iriny Lopes pede votos, nas redes sociais, para a senadora Ana Rita. A disputa do Processo de Eleições Diretas (PEC) do partido será no próximo dia 10. 
 
Ação e reação
Por falar na senadora, em nota, ela disparou contra o presidente do PT no Estado, José Roberto Dudé, por conta de declarações prestadas por ele ao jornal A Tribuna. Dudé, como se sabe, defende os interesses do ex-prefeito João Coser dentro do partido.
 
140 toques
#Toquerendo saber qual será o argumento dos #USA para espionar o #Vaticano. Combate ao terrorismo não vai colar”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter). Nota da coluna: e eu quero saber quando o senador vai se posicionar sobre a espionagem da Vale.
 
PENSAMENTO:
“Quando cheguei ao Congresso, achava que dava para fazer o bem. Hoje, o que acho que dá para fazer é evitar o mal”. Roberto Campos

Mais Lidas