Segunda, 29 Abril 2024

Haja tempo

O relógio no pulso me informa que estou atrasada para alguma coisa, não sei o quê nem quando. Relógio é um termo arcaico para definir o objeto que algumas pessoas ainda carregam no pulso, porque esse pequeno instrumento de medir o tempo de há muito deixou de ser tão simplório. Leitores atentos do nosso corpo e alma, eles registram e informam tudo que acontece dentro e fora do nosso invólucro cutâneo: Chuva forte às duas da tarde…Seu colesterol está muito alto... Também aceitam chamadas telefônicas.

*

Tornaram-se tão intrometidos que preferimos ignorá-los: Sua mãe ligou duas vezes… Hoje você deu apenas 1.451 passos, precisa se mexer mais… Batidas cardíacas aceleradas quando a nova assistente passou por você! Como os modelos precisam ser atualizados a cada ano, daqui a pouco estarão lendo e transmitindo até nossos pensamentos - Juro que não estava me referindo a você quando pensei esses xingamentos.

*

Meu pai tinha um relógio de bolso, um Omega atado a uma corrente dourada. Quando ele estava em casa o relógio ficava pendurado na parede. Meu sogro tinha um autêntico Patek & Phillipe que ainda existe, lacrado em algum cofre. O tradicional relógio de pulso que usamos por muitos anos foi criado pela Patek & Phillipe, em 1868. Santos Dumont os popularizou ao encomendar um deles à Cartier, em 1915, chamado Santos Dumont.

*

Outro brasileiro famoso, Paulo Coelho, disse: Não existe nada completamente errado no mundo. Mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia. A frase não é criação dele, mas a popularizou. Isso foi nos tempos em que as pessoas se preocupavam com as boas maneiras: Não fique olhando para o relógio, é falta de educação com o orador. Evoluímos, e hoje nos preocupamos mais com a boa forma: "Não fique olhando para o relógio, faça como ele, mova-se!" (O pensador).

*

]Outro relógio com paternidade famosa é o de parede, criado em 1595 por Galileu Galilei, importante físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Ele disse: "Nunca conheci um homem tão ignorante que não pudesse aprender algo com ele". Nada a ver com relógios, mas achei legal. Modernos ou antigos, os medidores de tempo estão tão arraigados ao nosso cotidiano que não imaginamos a vida sem eles. Mário Quintana: "O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três gerações da minha família".

*

Houve tempos em que o relógio mais cobiçado por decoradores e colecionadores era o de parede de comprovada nacionalidade alemã, trazidos pelos imigrantes pomeranos. Passa o tempo e o contratempo, corre o vento, e eles não erravam na nobre obrigação de registrar segundo a segundo a passagem dos anos - o que não acontecia com relógios de outras procedências. Fosse o cuco ou o de pêndulo, de passarinho ou de pastorzinhos.

*

Antigamente os ponteiros do relógio empurravam o tempo: os dias demoravam a passar. Hoje um mostrador luminoso nos empurra, o despertador nos acorda, a sirene avisa, e o tempo encurta cada vez mais. Cadê o tempo que estava aqui? O gato comeu!. Cadê o gato? Correu atrás do rato. Cadê o rato? Roeu o resto do meu tempo.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/