segunda-feira, janeiro 13, 2025
22.7 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

Hartung no DEM?

Em duas linhas, o colunista de O Globo Lauro Jardim disse domingo (1) que o governador Paulo Hartung (PMDB) está de malas prontas para o DEM. Para o ponto de vista nacional, a nota é ótima para Hartung: valoriza o passe, lustra a imagem dele para fora do Espírito Santo. Do ponto de vista político, até justifica as visitas do presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM) ao estado. Digamos que isso aconteça e Hartung desembarque no DEM. Seria uma mudança com forte impacto no cenário eleitoral. De saída, PH já marcaria um tento: põe Theodorico Ferraço (DEM) para correr – Ferração garantiu que se Hartung entrasse por uma porta, ele sairia por outra. Com o DEM na mão, Hartung colocaria sob seu arco ainda o PSDB, com as mãos do vice César Colnago, e o PMDB, com as mãos do deputado federal Lelo Coimbra – apesar da senadora Rose de Freitas ensaiar fortemente uma candidatura ao governo estadual. 
 
180 graus
Ok, vindo de Hartung é tão natural como o brilho do sol, mas não custa lembrar que o governador começou a vida partidária no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Entrando no DEM, ele completa um extremo giro ideológico.
O grande encontro

Dias após ganhar elogios em rede nacional do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, no início de setembro, Hartung agradeceu o afago e prometeu marcar um encontro com ele para uma conversa. Mas até agora, um mês depois, ninguém sabe se o encontro ocorreu ou não.

Só tem artista

O senador Ricardo Ferraço (PSDB) e o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) tomaram um copo de cólera e vociferaram nas redes contra a performance com homem nu, realizada dia 26 no MAM, em São Paulo. Ou seja, para não ficar de fora da polêmica e pegar aquela carona, a dupla cultivou o que tem de melhor: a arte do oportunismo. Nisso, Ferraço e Lelo são autênticos Picassos.
 
Substituição
Subsecretário de Estado de Logística, Neucimar Fraga (PSD) assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento entre esta quinta-feira (5) e o próximo dia 15.
 
A conferir
A eleição do Crea-ES tem tudo para pegar fogo. Como não pode se reeleger, o atual presidente Helder Carnielli tentou trabalhar um nome para sucedê-lo, mas perdeu o controle do processo. Agora, os bastidores da eleição apontam que um grupo de oposição deve escolher um nome entre 12 para assumir o representativo conselho. 
 
Estrela solitária
Nas redes sociais, o prefeito de Santa Teresa Gilson Amaro (DEM) não esconde que é botafoguense roxo. O escudo da Estrela Solitária é até tema da foto de perfil do prefeito no Facebook. O município, aliás, recebeu nessa segunda (2) outro botafoguense: o ex-governador Renato Casagrande (PSB). Mas como Gilson é aliadíssimo de Hartung, cada um ficou na sua.
 
Ausente ou presente?
Itarana realiza a partir de quinta-feira (5) sua mais tradicional festa, que reúne, por exemplo, a Festa dos Itaranenses Ausentes. Um dos ausentes, embora ilustre, é o vice-governador César Colnago (PSDB), que hoje mora em Vitória. Será que Colnago vai? 
 
Persecução
Uma faculdade particular de Cariacica promove nesta quarta-feira (4) um debate para seus alunos de Direito com o tema “Acordos de não persecução penal pelo Ministério Público”. Sei não. Há controvérsias.
 
Jogada manjada
Como de praxe, a Prefeitura de Vitória tentou não passar vergonha com a divulgação da lista dos prédios públicos sem ligação à rede de esgoto e correu para divulgar em seu site que já ligou não sei quantos prédios públicos municipais. Sempre a mesma cantilena.
 
Pensamento
“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”. Maquiavel

Mais Lidas