Quarta, 24 Abril 2024

Jornal papel

 

Tive acesso a um material sobre a utilização da imprensa jornalística de papel, face aos meios tecnológicos de comunicação atuais, ou seja, o jornal versus internet ou mesmo televisão.
Nele, vários estudiosos, pensadores e pesquisadores do papel da imprensa analisam profundamente, a ainda importância da imprensa “argumentativa”, que só é encontrada nos jornais tradicionais espalhados pelo mundo.
 
E é justamente ou tão somente na comunicação política que esse aspecto mostra seu peso e sua liderança perante a opinião publica de qualidade. Segundo opiniões diversas, abalizadas ou não, tanto o rádio e a televisão dependem de dados, temas e contribuições opinativas desse jornalismo sério que os jornais tradicionais mostram.
 
No linguajar mais popular, fica difícil ou supérfluo fornecer informação precisa, confiável ao público necessitado de direcionamento, sem uma imprensa que mostra formação de opinião, principalmente política.
 
Nesse aspecto de seriedade informativa, a internet é o principal destaque, o principal acesso, mas com um pormenor fundamental aos argumentos descritos até aqui.  Mas como? Não são os jornais tradicionais? Sim, são eles, mas em suas versões “ON LINE”, quer dizer, se está ali na web, já foi escrito em papel e publicado simultaneamente.
 
Por outro lado, a  gama de informações despejadas pela internet por blogueiros de plantão e até nas redes sociais são consideradas sem efeito no tocante a uma informação mais apurada, mais opinativa, mais formadora de opinião, e isso só os sites dos jornais tradicionais propiciam.
 
E quem é mais assíduo a essas informações? O próprio Estado. Ele se considera policiado com a imprensa política argumentativa, formadora de opinião. Bem fez Thomas Jefferson, ao colocar numas das emendas da tradicionalíssima Constituição América a Liberdade de Imprensa.
 
Parabólicas
 
O Iate Clube do ES agora tem uma rádio na web para manter informado seus associados. Responsável: Nero Neto.
 
Luis Cláudio Casado mantém todos os discos (CD’s e Vinis) que arrematou das rádios de Vitoria em ambiente climatizado.
 
A volta do Estrelinha de Cachoeiro à “elite” do futebol capixaba motivou as equipes esportivas de rádio de lá. Elas vêm com tudo.
 
Quem só vê Globo pela frente, este perdendo a Olimpíada de Londres, exclusividade da Record.
 
 
Mensagem final
 
 
Acredito que nenhum homem ou mulher sensatos creia que a imprensa seja ou deva ser cerceada ou ameaçada. ( ... ) A democracia representativa jamais tolerará a supressão de notícias verdadeiras por determinação do governo. 
 
Franklin Delano Roosevelt

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/