sexta-feira, junho 13, 2025
19.9 C
Vitória
sexta-feira, junho 13, 2025
sexta-feira, junho 13, 2025

Leia Também:

Lula desestabiliza

 
O ex-presidente Lula botou mão pesada  na eleição de governador  no Espírito Santo, com o intuito velado de alcançar, com a derrota de Renato Casagrande, o candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Faz parte de uma estratégia para derrotar Campos nos estados administrador pelo PSB. No Espírito Santo, Lula recorre, por incrível que pareça, ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB), como instrumento dessa jogada. Para melhor cumprir esse papel, vai entregá-lo, de mão beijada, o PT capixaba, que já havia praticamente fechado com Casagrande. Reservando, como compensação, o Senado para o ex-prefeito de Vitoria João Coser. O pragmatismo de Lula para alcançar os seus objetivos é, de tal ordem, que ele ignora totalmente os tombos que levou de PH nas últimas eleições presidenciais. Para ele, o que importa é a vitória da presidente Dilma Rousseff e a ação punitiva política para cima de Eduardo Campos.  E ponto.
 
 
Acerto

O encontro que decidiu a candidatura do ex-governador Paulo Hartung como candidato da Dilma no Espírito Santo foi promovido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Deu-se com a presença do ex-presidente, no Instituto Lula, em São Paulo.

 
Acerto II
Paulo Hartung foi sozinho mas sabendo da tarefa que seria incumbido o de desestabilizar a candidatura de Eduardo Campos no Espírito Santo. O próprio Renan evitou que fosse a ele o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Arranjaram um encontro dele com a presidente Dilma. 
 
Acerto III
Também esteve presente Rui Falcão, presidente nacional do PT. A reação do ex-governador foi acalorada. A proposta veio ao encontro das suas próprias pretensões em voltar a governar o Estado, ainda mais com a promessa de Lula em seu palanque.

 

Final infeliz
Esse projeto atinge tudo que estava armado pelo governador Renato Casagrande em favor da sua reeleição. Ameaça vai por água abaixo, a começar pela perda do PT. Desfaz todo o trabalho de Casagrande para contar com o PT. É como acabar com um casamento feliz. 
 
Obstáculo

O problema vai estar em como lidar com o senador Magno Malta (PR), que se encontra entre os possíveis candidatos ao governo e com quem Rui Falcão anda em permanente assédio para colocá-lo dentro dessa perspectiva em favor da derrota em solo capixaba de Eduardo Campos.    

Confronto
Pois o ideal de Lula no Espírito Santo é que a eleição seja travada somente entre o atual governador e Hartung. Pau a pau e facão nos dentes. Premonição de inferno para Casagrande. 
 
Perda
Para azar ainda do governador Renato Casagrande está havendo a desintegração da bancada na Assembleia Legislativa da bancada  do PMDB que estava coesa com ele. 

 
Perda II

O velho hábito de Casagrande em conversar com deputado por meio de intermediário contribui para a entrega dessa bancada à jogada de Lula no Estado. É a inexperiência, junto com o deslumbre do novo chefe do gabinete Civil, Tyago Hoffman.
 
Generosa

Registro meus sentimentos pelo falecimeno da dona Maria Antonieta Lindenberg, que fez parte da minha infância, junto com a de outras crianças que, ao lado do filho dela, Cariê Lindenberg, convivemos longamento e jogávamos bola em frente à sua casa, na antiga rua Colatina – hoje Desembargador Sampaio. Dona Maria Antonieta sempre nos presenteva com lanches. 

 

PENSAMENTO:
“Distante do juízo dos homens todas as alianças são frágeis“. Cormac Mc Carthy. 

Mais Lidas