segunda-feira, junho 23, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, junho 23, 2025
segunda-feira, junho 23, 2025

Leia Também:

Manifesto LGBT de Serra

Os manifestos LGBTs são uma maneira de expor para a sociedade os anseios e as reivindicações de toda uma diversidade sexual – entenda aí por diversidade sexual, o comportamento sensual que foge dos padrões estipulados como normais, porém dentro da legalidade. Volta assim o debate, o que é normal nesse sentido? Homem e mulher na cama, como papai e mamãe? Ou mesmo num relacionamento hétero, existem tantas formas variáveis que facilmente podemos enquadrá-las também no rol das diversidades?
 
Conceitos assim são abstratos, são tantas as variedades que diverso passa a ser normal. O que é aceito por duas ou mais pessoas adultas no jogo sexual, jamais deverá ser entendido simplesmente como normal ou anormal. Faz parte do ser humano experimentar, querer ir mais além, descobrir caminhos e finalmente, para uns se revelar para o sentimento da afetividade, e para outros se deixarem levar pelo turbilhão dos parceiros e acontecimentos.
 
Quando conclamamos a toda sociedade participar dos manifestos LGBTs, estamos propondo para se posicionarem contra o preconceito e a discriminação. Para rechaçarmos a hipocrisia e a falsa moral conservadora/fundamentalista,trabalhando para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
 
Os manifestos são uma festa sim, com alegria, shows e momento de descontração raro, quando muitos podem andar de mãos dadas e manifestar seu carinho em público. Justamente por isso é um ato político, uma confraternização aberta onde todos são bem vindos.
 
O preconceito criado em torno da sexualidade é um grilhão pesado, que arrasta uma grande quantidade de hostilidades e intolerâncias, gerando relacionamentos de ódio e dominação. Barreiras intransponíveis e que sempre promovem a violência e o crime. Os manifestos ou, Paradas gays, surgem justamente para falar da igualdade e o direito ao todo social.
 
De uma época, não muito distante, em que os LGBTs viviam a margem, expostos ao ridículo, em armários e empurrados para guetos, ainda existe no bairro Greenwich Village, em Nova York, um pequeno bar gay chamado Stone Wall. Lá, cansados das constantes, violentas e desrespeitosas abordagens policiais; os frequentadores reagiram, e com o apoio de simpatizantes vizinhos, expulsaram os policiais agressores. Passaram então a comemorar o acontecimento todos os anos na mesma data – o dia do orgulho gay. O movimento se espalhou pelo mundo e, temos aí as mais variadas manifestações da “Parada do orgulho Gay”.
 
Nesse domingo o município de Serra estará realizando o seu manifesto LGBT, considerado um dos mais, senão o mais, importante manifesto do Espírito Santo. A Serra ganha todo esse destaque na sua manifestação pela diversidade sexual, justamente pelo caráter de seriedade e politização como é organizado. Já há quatro anos é o fechamento de uma semana rica em atividades e envolvimento educativo em prol da igualdade social.
 
Não importa se você é gay, lésbica, travesti, bissexual ou transexual. O importante é que você é inteligente e aposta contra a discriminação, trabalha para uma sociedade mais justa e inclusiva e acredita num futuro melhor sem homofobia. Venha esse domingo para Jacaraípe. Nosso encontro está marcado às 14 horas, em frente ao hotel Praia Linda. Todos te esperamos de braços abertos.
 

Luiz Felipe Rocha da Palma (Phil Palma) é publicitário. Nas “horas vagas” (às quartas) comanda o programa “Praia do Phil” pela Rádio Universitária FM, onde defende os LGBTs e denuncia a homofobia. Fale com o autor: [email protected]

Mais Lidas