Após anúncio de adesão do PPS, PSD e SDD ao “blocão” de partidos que apoiam a candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande, já circula no mercado político uma fórmula para acomodar perna na disputa a deputado federal. Caso avancem as conversas da “Frente por um Estado Democrático”, que reúne 11 siglas além das três que entraram na negociação, a previsão é que, ao invés de suas cadeiras, o “blocão” consiga emplacar três na Câmara dos Deputados. O fortalecimento da legenda seria uma manobra para resolver a questão da disputa a deputado federal no grupo – a estadual são outros quinhentos. Se vingar, saem como favoritos na perna, por ordem: o ex-prefeito Neucimar Fraga (PV), o deputado federal Carlos Manato (SDD), o ex-deputado federal Marcus Vicente (PP) e, correndo por fora, o presidente da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini (PPS). A discussão, no entanto, passa por Casagrande. Haja conta!
Reação
Por falar no governador, ele resolveu se inspirar no seu – até agora – principal adversário, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Na sexta-feira (13), atacou de palestrante em Linhares. Público: empresários e políticos. Assunto: desenvolvimento do Estado. Qualquer semelhança…
Tática antiga
Até o próximo dia 29, data da convenção estadual do PMDB, o mercado político continuará do mesmo jeitinho que está: à espera da decisão de Hartung.
Tática antiga II
O governador tem disposição de encarar uma disputa interna no partido, correndo o risco de perder? Faça sua aposta.
Enquanto isso…
Os hartunguetes continuam muito bem acomodados na gestão Casagrande.
Novidade
O cacique Guarani da aldeia de Boa Esperança, em Aracruz, Wera Kwaray (Antônio Carvalho ou Toninho), filiado ao PT já há algum tempo, será candidato a deputado federal este ano. Integrante da direção nacional de entidades Guarani e um dos mais solicitados no País e exterior, defenderá como bandeira a área dos direitos humanos. Boa notícia.
Vai que cola…
O coordenador político do PRP no Estado, Marcus Alves, avisa que os encontros do partido pelo Estado estão “bombando”. Só que não.
'Só Jesus salva'
O prefeito interino de São Mateus, Keydson Quaresma (PSC), ofereceu um café da manhã nessa segunda-feira (16) para o Conselho de Pastores da cidade, que esteve na prefeitura para – palavras dele – iluminar o município. Amém!
140 toques
“Agora na reunião na direção estadual do PMDB, participo da eleição de secretário adjunto, que tem chapa única o nome de Roberto Valadão. Aqui também discutimos as alianças partidárias com vistas às eleições 2014”. (Deputado estadual Marcelo Santos – PMDB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito”. Machado de Assis