Dólar Comercial: R$ 5,27 • Euro: R$ 6,40
Terça, 15 Junho 2021

Nas alturas

Hacker tentando achar minhas senhas

Hoje acordei com um estranho sentimento de dormência existencial - a vida me ama ou foi mais uma decepção da juventude? Amo a vida ou tudo não passou de uma ilusão? Tudo porque esqueci todas as minhas senhas. Ou confundi e troquei tudo? Contando, cheguei à desesperadora conclusão de que tenho 32 senhas fracas controlando minha vida. No tempo em que os jovens faziam protestos existenciais tirando a roupa no chafariz dos jardins públicos, cantavam uma musiquinha de libertação geral: Não confie em ninguém com mais de 30…anos, dinheiro, vestidos, amores…Hoje, ao contrário, cantamos: não confie em ninguém com menos de 30 senhas.

*

Os dez mandamentos de Moisés foram escritos na pedra - imagina a trabalheira. Cansou, a mão estava doendo, deixou para trás o décimo primeiro: não haquearás. Pensou que não ia fazer falta. Deu no que deu, e hoje ninguém dorme em paz, com medo de cair na rede nesse vasto e sinistro oceano cibernético. O celular dorme junto na cama - quanto mais cedo detectar um assalto, melhor. Maralu Alagoas morava no Morro de Caratoíra, migrou para os States com medo de assalto. Seu medo agora são os hackers, e esses não têm território, navegam nas nuvens, e todo lugar é inseguro, seja Liberty City ou Fisher Island, Suíça ou Paquistão.

*
Deus criou a Internet, os hackers criaram a senha. Ou foi o contrário? Todo mundo tem pelo menos uma, e quanto mais complexa, melhor. Invejo os corajosos, com apenas uma senha para toda e qualquer eventualidade, desde a fechadura da porta até a conta bancária. Deploro as simples: abcdefgh...ou 12345678…Complicar é necessário, então criei: vouesquecerminhasenha, e realmente esqueci qual site ela acessa. Admiro os poetas: umasenhaeumasenhaeumasenha, ou nomeiodocaminhotinhaumhacker. Complicando as senhas descomplicamos a vida, disse Confúcio, mas descomplicando as senhas complicamos o patrimônio.

*
Sempre que preciso entrar em uma conta digito a senha correspondente, e recebo a mensagem - conta ou senha desconhecida. Clico na opção troque sua senha - e digito a mesma senha. Recebo outra mensagem: não pode repetir a senha anterior. Como assim? Não disseram que a senha era desconhecida? Os mistérios da informática vão muito além da nossa vã filosofia. Lembro de um tempo - e não faz tanto tempo assim - em que senha era coisa de espiões internacionais e jogos de guerra. Caímos nessa rede e já não há mais saída. Ou melhor, a saída é nos enrolarmos em mais senhas, cada vez mais secretas.

*

Só assim nos livramos do mal? Absolutamente! Tal como a máscara facial nos livrando dos vírus reais, também a senha pode nos livrar dos hackers, mas sem prometer segurança absoluta. A única opção 100% segura é o distanciamento social - feche todas as contas, apague todos os contatos, fuja da rede. E durma em paz. Sugestão para uma senha segura: D@v@g@rVoc*V@iL*ng*. Até que um hacker o interrompa.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 15 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/