Lideranças do ninho tucano em Vitória não estão dispostas a abrir mão de mais um projeto do partido em nome de composições que atendam aos interesses do governador Paulo Hartung (PMDB), sempre operadas pelo vice-governador do Estado, César Colnago. É consensual entre o grupo que o partido tem obrigação de disputar a Prefeitura de Vitória, campo onde é tradicionalmente forte, independente dos concorrentes. O recado bate direto não só em Hartung e Colnago, que costumam aparecer com fórmulas que resultam em sacrifício ao ninho tucano, mas também no ex-governador Renato Casagrande (PSB), que já considera a possibilidade de apoiar uma possível candidatura do ex-prefeito tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas. Além dos encontros de Colnago com o prefeito Luciano Rezende (PPS), circula nos bastidores a intenção da dupla Hartung-Colnago minar a entrada no pleito de Luiz Paulo. O campo aberto para Casagrande gera problemas para o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), aliado de Hartung e candidato já declarado na Capital. Se não conseguir operar sua estratégia, Hartung não pensará duas vezes em abraçar a candidatura tucana, para barrar futuros riscos eleitorais. Neste caso, como ficará Lelo?
Projeto maior
A candidatura tucana em Vitória atende à estratégia do presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, de apresentar candidatos nas principais cidades do País, já em preparação para a disputa à Presidência da República em 2018. No Espírito Santo, a prioridade é a Capital, Vila Velha e Serra.
Sola de sapato
Enquanto Colnago articula nos bastidores, o deputado federal Max Filho roda o Estado para ações de fortalecimento político do PSDB. Nessa segunda-feira (10), foi o palestrante da inauguração do diretório do ninho tucano em Linhares. Falou sobre conjuntura política e avaliou o processo eleitoral de 2016. “Há um processo de renovação das elites políticas da cidade”, pontuou nas redes sociais.
Quem vai?
Max listou três possíveis pré-candidatos do PSDB por lá: o empresário Juarez (Móveis Conquista), o presidente da Câmara de Vereadores, Miltinho Colega, e Paulinho Buffon. Mas…
Pé pra fora
No município, ganha força o movimento de Miltinho Colega de saída do PSDB, para ser o candidato do prefeito Nozinho Correa (PDT) à sucessão, numa composição com Casagrande. Derrotado na disputa pelo diretório municipal, Miltinho estaria atrás de novo abrigo. Recebeu convites e diz que já tem conversas adiantadas. Só uma questão de tempo?
Oficial
Por falar em Linhares, dia desses esteve por lá também a executiva estadual do PSD. O vereador Dr. Cardia foi lançado pré-candidato a prefeito no município, com a presença do ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PR), provável adversário político de Max em 2016.
Palanque
Nesta quinta-feira (13) tem chororô na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) convidou o governador Paulo Hartung, o senador Ricardo Ferraço (DEM), o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas, e o conselheiro do Tribunal de Contas Rodrigo Chamoun para sessão especial que vai debater…adivinhe? O atual momento econômico e político do Estado. Vai ser um espetáculo à parte.
Barriga cheia
A Éconos, conhecida por seus negócios pra lá de lucrativos do tempo em que Hartung dividia sociedade na empresa com seu ex-secretário, José Teófilo, quer ampliar seu leque de atividades. Requereu à Secretaria de Meio Ambiente de Vitória licença ambiental para exercer pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas. Quer muito mais.
Não passou
A prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (SD), foi condenada pelo Tribunal de Contas ao pagamento de multa por irregularidades na licitação referente à contratação de empresa para elaboração do site transparência do município. A multa é de R$ 3 mil – isso “tudo”?
Troca sustentável
O deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) substituiu, em seu gabinete, os copos descartáveis por canecas de porcelana.
140 toques
“Desmatamento na App Lagoa Encantada: crime ambiental com autorização do Idaf ! #absurdo”. (Ex-deputado estadual Claudio Vereza – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Se você nunca for à rua, jamais a conhecerá”. Curtis L. Johnson