sexta-feira, junho 13, 2025
19.9 C
Vitória
sexta-feira, junho 13, 2025
sexta-feira, junho 13, 2025

Leia Também:

Novos X Antigos

A mudança de comando no PSB capixaba não se restringe à candidatura à Assembleia Legislativa do ex-presidente da sigla Macaciel Breda. Nos bastidores, o processo é visto como resultado de um desconforto generalizado que tomou conta dos antigos do partido, acostumados a ditar as regras dentro do PSB. Entre eles, o próprio governador Renato Casagrande. O PSB cresceu e apareceu, e o grupo não soube lidar com esse processo, que foi liderado por Macaciel. A solução, então, foi reocupar os espaços, o quanto antes. Embora o atual presidente do partido, Luiz Ciciliotti, apareça na mídia corporativa nesta quarta-feira (30) se posicionando contra o movimento para tirar Macaciel da função, o que corre “nas internas” do PSB é que o ex-secretário da Casa Civil teve papel fundamental para derrubá-lo, operando pelo sistema de gabinete do PSB. Ciciliotti é braço direito de Casagrande e já esteve no mesmo posto, integra o grupo dos antigos. Assim como o deputado federal Paulo Foletto, que tentou tomar o posto de Macaciel, mas não conseguiu pela contradição: como defender a saída de Macaciel devido à eleição de 2014, se Foletto também é candidato? O deputado, no entanto, permanece na primeira vice-presidência do partido, enquanto Macaciel está fora da diretoria. Na briga entre os novos e os antigos, prevaleceram as antigas relações. 
 
Vai?
Palpite que rola nos meios políticos: o próximo presidente do Tribunal de Contas será o conselheiro Domingos Taufner. Os detalhes, explico depois.
 
Foi?
Depois de enrolar e enrolar entre anúncio e saída de fato da presidência da Cesan, Neivaldo Bragato aparece em matéria do Valor Econômico sobre saneamento, nesta quarta-feira (30). Ainda como presidente da Cesan.
 
Mudança
A senadora Ana Rita parte para a ofensiva no Processo de Eleição Direta (PED) do PT. Já circula nas redes sociais seu material de campanha para a votação do próximo dia 10. Entre outras coisitas mais, a senadora lembra das mudanças – para pior – no PT capixaba, da derrota da presidente Dilma no Estado, e da redução do tamanho do partido na eleição de 2012. 
 
Mudança II
O conteúdo do material da senadora atinge em cheio o ex-prefeito de Vitória João Coser, que disputa com ela e com o subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano, a presidência do PT. Ana Rita pode até não levar, mas está disposta a fazer barulho.
 
Cadeira
O vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito (PPS), assumiu pela segunda vez a administração municipal. Desta vez até o dia 9, quando o prefeito Luciano Rezende (PPS) retorna de viagem oficial a Nova Iorque.
 
Por lá…
Luciano tem encontro marcado com a secretária de Transportes Janette Sadik-Khan. O prefeito diz que, nos últimos anos, ela conseguiu aumentar o uso de bicicleta e transportes alternativos como forma de reduzir congestionamentos e a frota nas ruas. Que volte, então, inspirado!
 
Pitaco
Se for por falta de assunto, os moradores de Vila Velha podem apresentar uma lista de problemas locais aos vereadores Duda da Barra e Marcos Rodrigues, ambos do PP. Pois usar a sessão da Câmara para fazer discurso contra “vandalismo” e atos de depredação em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, já é demais. Poupe-nos!
 
Nem amarrada
Em Anchieta, os vereadores já afastaram algumas vezes a presidente da Câmara, Dalva da Matta (PDT). A mais recente delas, nessa terça-feira (29). O problema é que Dalva não sai por bem. E o por mal nunca chega. 
 
140 toques
“Nossos familiares jamais recuarão em denunciar as injustiças do governador Casagrande contra bombeiros…” (Capitão Assumção – PRB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A caneta que nomeia é a mesma que demite”. FHC

Mais Lidas