sexta-feira, dezembro 13, 2024
26.6 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 13, 2024
sexta-feira, dezembro 13, 2024

Leia Também:

O lírio da paz

O mês Internacional da Paz está chegando ao fim, e o que menos vemos no mundo é paz.  As guerras parecem ser altamente contagiosas, espalhando-se em efeito cascata, como na antiga peste negra. E guerra não é apenas um conflito armado que ceifa vidas, desaloja milhões de pessoas de seus lares, separa famílias. Temos guerras mais discretas, que no entanto causam os mesmos males. Ou até piores.
 
Trânsito também é guerra, fazendo 1,2 milhão de vítimas, em 2014, no mundo todo. Os assassinatos mataram 437 mil e os conflitos armados 55 mil- qual  foi pior? Cerca de 50 milhões foram feridas ou ficaram incapacitadas em acidentes de carro. No Brasil, foram gastos R$ 190 milhões no SUS com as vítimas de acidentes de carro, que ocuparam 35% dos leitos nos pronto-socorros e 40% nas UTIs.
 
A corrupção é uma guerra entre os que desvirtuam o poder que lhes foi temporariamente conferido  e os que dele dependem. De acordo com o Banco Mundial, nos países em desenvolvimento mais de 40 bilhões de dólares são desviados anualmente dos cofres públicos para contas particulares.  Dinheiro que, se aplicado na educação e saúde, permitiria melhores condições  de vida,  facilitando a convivência pacífica entre nações e pessoas.
 
Guerra do tráfico de escravos contra os fracos e oprimidos. A Organização WalkFree combate a escravidão moderna, e pede sua ajuda: “Sua adesão reforça a ação de milhões de pessoas, de todas as partes do mundo, para acabar com a escravidão”. Algumas campanhas da organização:  pôr fim à exploração de crianças em regiões em crise; denunciar as redes de tráfico de escravas sexuais, protestar contra multinacionais que terceirizam sua produção com empresas  que usam trabalho escravo. Dê seu apoio: www.walkfree.org
 
E nem tudo está perdido. O movimento Um bilhão de atos pela paz é uma campanha apoiada por uma influente comunidade global para resolver problemas mundiais.  Um de seus membros mais ilustres, o Dalai Lama, disse, “As mudanças ocorrem com ações, e não apenas com meditação e preces”.  Atos sugeridos pelo site usando apenas seu smartphone: assinar alguma petição apoiando causas justas, como desarmamento e violência doméstica; alertar amigos e familiares sobre situações mundiais negativas que eles talvez ignorem. Visite o site www.1billionacts.org
 
A campanha pretende atingir um bilhão de atos em 2020, mas em menos de um ano já conseguiu 5.5 milhões. Nada mal. No entanto, se tudo mais der errado, espalhe na sua casa ou no seu local de trabalho muitos vasos de lírios da paz. A NASA descobriu que essa bela planta que simboliza a paz purifica mais o ar que qualquer outra, combatendo a poluição. Já é um avanço.

Mais Lidas