Sexta, 03 Mai 2024

Pesaram

 

As Centrais de Boatos, novidades das eleições no Estado, que fizeram vítimas principalmente na Grande Vitória, causarão mais tombos em 2014. Assim como o outro instrumento que esteve presente na disputa deste ano, as redes sociais. Um dos atingidos dessa vez foi o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, derrotado à prefeitura de Vitória, que explorou o assunto à exaustão. Berrou, denunciou, mas não conseguiu se livrar. Em Cariacica, o candidato do PMDB, Marcelo Santos, também derrotado, despencou da primeira posição quando pegou nele o boato de “almofadinha”, que passava pelas ruas do município de carro, com o vidro fechado, para não ver o povo, enquanto o adversário, o prefeito eleito, Juninho (PPS), era o cara do pé no chão, com o povo. Deu no que deu... 
 
Pioneiro
Antes das Centrais chegarem para eleições deste ano, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) já operava uma delas ainda quando deputado federal. Apronta com esse instrumento, aliás, há longo tempo. 
 
Distantes
Figuras com ligação política ao prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), reproduzem ainda hoje, com absoluta fidelidade, a frase do descarte de Hartung à candidatura dele: “Vem conosco para apoiar o Luiz Paulo que nós vamos liquidar as eleições ainda no primeiro turno”.
 
De sola
Luciano não só resistiu como também saiu desse encontro consciente de que o ex-governador não era mais uma boa companhia política. Pois quando ele quis ser candidato único em Vitória, o prefeito eleito foi o único que se dispôs a abrir mão da candidatura. Nada de ruptura, mas andar junto não dá mais. Se não fosse o governador Renato Casagrande e o prefeito de Vila velha, Neucimar Fraga (PR), Luciano estaria no vinagre.  
 
Uma ova!
Quem pensa que o prefeito eleito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), é um caso isolado e de pouca cobertura, pela inexpressividade do seu partido, anda redondamente enganado. O DEM tem, por exemplo, dois conselheiros no Tribunal de Contas que foram presidentes do partido: Sérgio Aboudib e José Antônio Pimentel. Para qualquer prefeito é vital estar bem com o TCE. 
 
Ruído 
A propósito, políticos antigos de Vila Velha que apoiaram a candidatura de Rodney e já se sentem dentro do governo, podem cair do cavalo.  
 
No alçapão
E olha que a lista não é tão grande: o vereador Jonimar Santos Oliveira (PDT), os ex-deputados estaduais Délio Iglesas e Reginaldo Almeida, mais Amarildo Lovatti, Diogo Filadelfio e o ex-comunista Felício Corrêa. Além de outros de menor calibre político.   
 
Bamba na melodia
Em compensação, o novo prefeito vai conhecer uma Câmara de Vereadores escorregadia, sob a batuta de um maestro que a dirige na harmonia: Ivan Carlini (PR). O que não vai faltar é casca de banana no caminho. A não ser que entre no jogo. 
 
Freguês
Tudo indica que o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) vai ser jantado mais uma vez numa eleição do diretório do seu partido em Vila Velha. Eleição com prazo para ocorrer até o dia 25, deve reconduzir o vereador Andinho Almeida à presidência do diretório.   
 
PENSAMENTO:
“Fale suavemente e carregue um grande porrete”. Theodore Roosevelt

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/