sexta-feira, julho 18, 2025
16.9 C
Vitória
sexta-feira, julho 18, 2025
sexta-feira, julho 18, 2025

Leia Também:

Provando o contrário

Este artigo foi escrito em 10/06/2005 e reeditado.
 
A segmentação no rádio e TV foi um artifício criado pelo mercado interessado em vender seus setores. Por que segmentação – que é sinônimo de preconceito de classes – num mundo que pede menos preconceito? Na realidad,e a segmentação no rádio e na TV provoca limitação, separação e falta de ousadia para criar outros desafios.
 
Os veículos sempre procuram entreter, informar e divertir. Mudou alguma coisa? Continuam executando este tripé e quem não o fizer estará alijado, claro. De uns tempos para cá, alegando a diversidade de mercado, inventaram o que chamam de segmentação.
 
Uma emissora como a CBN é taxada de segmentada em informação. Perde mercado para quem gosta de música. Por acaso são contabilizados seus ouvintes que gostam de notícias? Uma rádio como a Jovem Pan, embora em “rede”, é incluída na segmentação jovem. Isto a impede de ser mais séria em informação deixa de executar música mais bonita e melodiosa diferente do ‘bate-estaca’ que é a tônica dela.
 
O publico jovem poderia gostar de uma rádio que tenha uma locução simpática e não ligeira, uma seleção que inclui um rock cadenciado, da mesma maneira que o consultório médico pode ouvir na mesma emissora um Jorge Vercilo, por exemplo. Toca-se o que é bom e atingi-se tanto um como outro ouvinte.
 
E essa mesma emissora pode ser ouvida e bem recebida na oficina da esquina tocando Zeca Pagodinho, e depois Roberto Carlos cantando “Esse cara sou eu” e a dona de casa gostando, como gostou dos cantores citados antes. Esta rádio não segmentada, é diversificada, é moderna.
 
Quando Octavio Florisbal disse textualmente que “fazer televisão para o coletivo brasileiro é a única forma de garantir a liderança histórica de audiência que a TV Globo tem em todas as faixas horárias, no Brasil inteiro”, ele, sem querer, derrubou toda a teoria da segmentação em veículo de comunicação, pois citou “para o coletivo”.
 
O veiculo que atende a todas as classes tem de ser feito por verdadeiros profissionais, que tem como carro chefe, não apenas conhecimento, mas o bom caráter . E agora? Alguém vai contestar a Globo? E como fica a teoria da segmentação? A segmentação só atrapalha e complica. Está provado pelo veiculo que dá certo há 40 anos na comunicação de massa.
 
PARABÓLICAS
 
Anete Musso, que começou no Canta Itália junto comigo na Gazeta AM, hoje é referência em receitas.
 
A Record News está usando os estúdios da rádio AMVV para um pré-programa de TV sobre cada jogo da Seleção Brasileira.
 
Ferreira Neto é muito bom profissional para fazer o programa que faz atualmente na Capixaba Band.
 
O pessoal do nosso sindicato lutando muito para acertar um rendimento digno para o radialista.
 
MENSAGEM FINAL
 
Se resistimos às nossas paixões, é mais pela fraqueza delas que pela nossa força. Duque de La Rochefoucauld (François Poitou)

Mais Lidas