Um colunista fez um balanço do avanço das comunicações em todo planeta no último ano, principalmente no rádio, que ainda exerce maior fascínio entre todas as plataformas de comunicação.
Segunda a pesquisa, o mundo rompeu 2016 com mais de 100 mil estações de rádio (fora aquelas que o governo brasileiro distribui a torto e direito que não aparecem nas estatísticas)
Já nos dispositivos móveis, o ano de 2015 encerrou com um total de, pasmem, 8 bilhões de unidades, que foram considerados como “outros receptores de rádio”. Isso prova que o rádio nunca irá desaparecer, como apregoam os profetas do apocalipse.
O rádio, cada vez mais, tem o seu alcance reforçado pelas últimas tendências da tecnologia. Além da sintonia via FM presentes na maioria dos modelos de smartphones, a popularização dos aplicativos móveis tem facilitado, e muito, o consumo do conteúdo rádio.
E a situação do rádio, principalmente no Brasil, tende a se modificar para melhor quando a migração do AM para o FM vingar. A qualidade vai aflorar em todos os aspectos.
PARABÓLICAS
Após o último resultado do IBOPE, a Tropical e a Super entraram num embate ferrenho pela liderança definitiva.
Alguns excelentes locutores-comunicadores estão fora do microfone. Por que? Jô de Souza, Adilson Paixão, Wanda Simas, Nivaldo Passamai, Fábio Pirajá…
Se acertar um pouquinho a sua programação musical, a FM América irá “pocar” na audiência na grande Vitória
A litoral passou a apostar numa dupla-casal no microfone, isso na parte da manhã. Na Europa nem é mais dupla, e sim trio.
MENSAGEM FINAL
As verdades descobertas pela inteligência permanecem estéreis. Só o coração é capaz de fecundar seus sonhos. Ele dá vida a tudo que ama. É pelo sentimento que as sementes do bem são lançadas ao mundo. Anatole France