Quinta, 18 Abril 2024

Rebelde sem causa

 

Os anos 50 começaram de forma empolgante, com grandes acontecimentos que mudaram nossa cultura. No dia 2 de outubro de 1950 foi lançada a tirinha do famoso Peanatus, de Charles Schulz (26 de novembro de 1922 – 12 de fevereiro de  2000 ). A euforia prosseguiu com o lançamento da TV em cores, em 1951. Tudo indicava que o mundo seguia um rumo de perfeita harmonia, um lugar onde yin e yang  haviam finalmente encontrado o equilíbrio. A vacina antipólio, o DNA, e até a revista Playboy foram inventadas ou descobertas nessa década.
 
A caretice humana parecia estar com os dias contados quando surgiu, de calças jeans,  camiseta branca e um cigarro no canto da boca, o rebelde James Dean (8 de fevereiro de 1931 – 30 de setembro de 1955 ). A imagem se tornou icônica pelo fato de contestar os costumes da sociedade conservadora americana, em um período em que a calça e camisa social com gravata era a regra de bom costume. Por baixo dessa indumentária vestiam ainda uma cueca longa e camiseta de malha branca. 
 
É quando o rebelde James Dean posa para as lentes do fotógrafo vestido apenas com essas “peças íntimas”. Depois disso o mito estava criado, e o resto é história. Vários fotógrafos ajudaram na construção desse mito, como Roy Schatt, Frank Worth, além do celebrado Dennis Stock (4 de julho de 1928 – 11 de Janeiro de 2010), que produziu essa fotografia do jovem rebelde que se tornou a imagem mais reproduzida no período pós-guerra.
 
Stock foi um fotógrafo ligado à Agência Magnum. Com intenso trânsito entre as celebridades de  Hollywood,  produziu outras relevantes imagens dos costumes californianos dessa época, e também fotografou vários astros durante as filmagens, como Audrey Hepburn em Sabrina (1954), Humphrey Bogart, Marilyn Monroe, entre tantos outros.
 
A imagem da semana é James Dean andando na Times Square, em Nova York, fotografado para a Revista Life em 1955, pelo fotógrafo americano Dennis Stock.
 
 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/