Domingo, 28 Abril 2024

Resgate

 

Há três semanas como colunista semanal em A Gazeta, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) dá sinais de que está com a autoestima abalada. Resultado, quem sabe, dos últimos episódios envolvendo seu nome e que colocam os oito anos de governo à prova. Pois não tem outra explicação, se não esta, para Hartung utilizar o espaço do jornal apenas para reivindicar o reconhecimento das “maravilhas” realizadas por ele. Primeiro, posou como o grande nome da educação, para cobrar investimentos dos governantes no setor, mas ele mesmo largou a área a último plano. Depois, para enaltecer o governo do Estado, Instituto Sincades e o ES em Ação, em uma hora pra lá de conveniente, resolveu abordar a obra “Memória do Desenvolvimento do Espírito Santo – Grandes Nomes”, para cravar a seguinte frase no final: “com a nova fronteira histórica capixaba alcançada a partir de 2003” – detalhe: início do seu primeiro mandato. Nesta sexta-feira (10), então, o ex-governador veio com a melhor de todas, ao colocar nas alturas seu planejamento estratégico ES 2025, com direito a falar de si, e novamente com o mantra da “nova fronteira histórica”. Sem dúvidas, é a “operação-resgate” de Hartung. E, claro, com toda a “modéstia” que lhe é peculiar.
 
Resgate II
Mas que Hartung poderia ter pensado numa estratégia melhorzinha, poderia, pois a barra está forçada demais. A propósito, os outros é que devem falar bem de nós. Não é mesmo?
 
Já foi o tempo
Mais um indicativo de que o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), está “mal na fita”. Empregou a mulher, a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (DEM), no governo do Estado, mas levou chumbo grosso. 
 
Adiante
Ok, o ex-prefeito de Vitória João Coser vai ser eleito presidente do PT, isso já sabemos, pois tem tempo que ele armou essa jogada. Mas ganhar o comando do partido é um ponto, a eleição, outro. Em 2014, tem disposição de encarar Hartung para o Senado? Ou algum nome de peso para o governo do Estado? Quero só ver. 
 
Despreparo
O secretário de Estado de Esportes, Vandinho Leite, não deveria insistir na polêmica do PR e “entrar numa” com o presidente nacional do partido, Alfredo Nascimento. Tem hora que é melhor sair à francesa. 
 
Despreparo II
Afinal de contas, os insatisfeitos do PR são “rebeldes sem causa”. Desde quando uma candidatura ao governo é motivo pra tanto?
 
Fechada
A polêmica que se abateu sobre a Rede Sustentabilidade no Estado – mas, já? – ganhou as redes sociais. Manifestações indicam o aparelhamento do Psol em cima do novo partido idealizado pela ex-ministra Marina Silva, e ainda prioridade a projetos pessoais e eleitorais. Muitos que aderiram ao movimento estão de saída. 
 
Esse é bom
A empresa Itália Cafés Especiais – Eireli EPP irá fornecer o cafezinho da Assembleia Legislativa. Valor: R$ 52.880,00. 
 
Homenagem
O governador Renato Casagrande sancionou a lei que denomina Ademar Silveira Cunha a Ala dos Vestiários do Estádio Estadual Kleber José de Andrade, em Cariacica. O empresário do setor esportivo foi assassinado em dezembro do ano passado, durante uma tentativa de assalto no município.
 
140 toques
“Três tratores e um caminhão para oferecer condições melhores de produção aos agricultores de Laranja da Terra, por meio da Seag-ES [Secretaria de Estado da Agricultura]”. (Vice-governador Givaldo Vieira – PT – no Twitter). Nota da coluna: Givaldo “tá que tá”. 
 
PENSAMENTO:
“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos...” Nelson Rodrigues

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/